Colheita brasileira da soja chega a 87%, mas há lentidão na Bahia

Ritmo nacional está dentro da média, enquanto no estado nordestino mais da metade ainda está no campo

Daniel Popov, de São Paulo
Se no inicio da colheita da soja o ritmo dos trabalhos era muito mais rápido que a média para o período, com o passar do tempo esta diferença tem caído bastante. Segundo o levantamento realizado pela consultoria Safras & Mercado 87,4% das 33,7 milhões de hectares cultivados já foram retirados do campo. A média para o período é de 86%, mesmo volume do ano passado.

Quatro estados já concluíram as colheitas: Mato Grosso (9,2 milhões de hectares), Mato Grosso do Sul (2,5 milhões de hectares), Goiás (3,2 milhões de hectares) e São Paulo (900 mil hectares). Somados a expectativa é que estes estados juntos produzam pelo menos 53 milhões de toneladas, 47% das 111 milhões de toneladas previstas para esta temporada.

O Paraná está próximo do término com 4,9 milhões de hectares colhidos, dos 5,2 semeados. Minas Gerais também está bem próximo de concluir a retirada dos 1,4 milhão de hectares (95%).

O estado mais atrasado nos trabalhos é a Bahia, que colheu apenas 45% dos 1,6 milhão de hectares cultivados. No mesmo período do ano passado 84% já havia sido colhido por lá. Na média os baianos colhem 60%.

colheita soja andamento 13-04

Veja mais notícias sobre soja

chamada whatsapp