Departamento do Café do Ministério da Agricultura tem novo diretor

Nomeação de Edilson Alcântara foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta, dia 14A nomeação do novo diretor do Departamento do Café (Dcaf), da Secretaria de Produção e Agroenergia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Edilson Martins Alcântara, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta, dia 14. O ato assinado pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, também exonera Alcântara da direção do Departamento de Gestão de Risco Rural, vinculado à Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura. O novo diretor substituirá o econom

O diretor é formado em Jornalismo, com especializações em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP) e Administração e Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Alcântara trabalhou durante 26 anos no Banco do Brasil onde respondeu por ações importantes de marketing para a instituição, como o projeto Vôlei e da Torcida Brasil. Atuou como gestor das Cédulas de Produto Rural, lançou a Cédula de Produto Rural (CPR) do Café, introduzindo a cultura dos mercados futuros e de venda antecipada no meio rural.

Edilson Alcântara contribuiu para a elaboração da Lei da CPR Financeira e na elaboração da Lei dos novos títulos agropecuários (CDA/WA, LCA, CDCA e CRA). Na BMFBovespa, foi o responsável pela implantação da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), da qual foi diretor-executivo por oito anos.

O conhecimento dos diversos instrumentos de comercialização e de mercados futuros é um dos trunfos do novo diretor do Dcaf, que pretende, com apoio da produção, indústria e exportadores, melhorar os mecanismos de apoio do governo federal ao setor, estimulando a melhoria de qualidade e da renda do produtor de café. O momento atual do mercado, com preços acima da média histórica e perspectivas de boa rentabilidade nos próximos anos, proporciona condições para a adoção de políticas de médio e longo prazo para o setor cafeeiro.