Gado de indígenas é vacinado em Tocantins nesta terça

Cerca de 50 animais serão imunizadosCerca de 50 bovinos receberão a vacina contra febre aftosa ainda nesta terça, dia 30, na Ilha do Bananal, região Sudoeste de Tocantins. A ação finaliza a imunização dos animais pertencentes aos indígenas da região, e eleva para 2,73 mil o número de gado vacinado pelos fiscais agropecuários da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

A operação começou no último dia 15 de setembro, quando findou o prazo para que os fazendeiros retirassem todo o rebanho da Ilha do Bananal. Os fiscais percorreram  as aldeias marcando a data para vacinação dos bovinos, dando tempo para que os indígenas reunissem seu rebanho. As vacinas, cerca de três mil, foram custeadas pela Adapec, de acordo com termo firmado com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

Todos os anos, os órgãos de defesa agropecuária  dos Estados do Tocantins, Goiás e Mato Grosso vacinavam o gado localizado na Ilha, garantindo a imunização de todos os bovídeos existentes no local.

Em 2007, as 92,32 mil cabeças que estavam na Ilha foram vacinadas.

? Agora, só com o gado dos indígenas ficará bem mais fácil a vacinação do rebanho no local e menos oneroso para os Estados, que custeavam toda a operação na região ? explica o presidente da Adapec, Humberto Camêlo.