Projeto do Canal Rural mapeia as rotas da tradição na pecuária brasileira

Série vai revelar semelhanças e diferenças entre tropeiros, boiadeiros e vaqueiros do BrasilUma busca em direção à estrada das tradições e culturas regionais. Esse é o objetivo do projeto Rotas da Tradição, o Legado de Homens Valentes: encontrar as semelhanças e diferenças entre tropeiros, boiadeiros e vaqueiros de todo o Brasil. A equipe formada pelo jornalista Cássio Peres e pelo diretor de imagens Dalmir Pinto está viajando por seis Estados brasileiros ? Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Pará ? em busca da história desses personagens.

A trajetória começa com a história da fomação dos tropeiros, desbravadores do passado que ajudaram a desenhar a logística brasileira e hoje são relembrados em grandes tropeadas feitas pelo país.

Em seguida o projeto vai em busca da história da formação do gaúcho e os elementos culturais e geográficos que ajudaram a transformar essa figura em ícone de tradição de um povo.

A terceira missão da equipe tem como foco mostrar os desafios da vida do peão pantaneiro: homens que enxergam o perigo e trabalham entre jacarés e onças.

No quarto programa, centrado no Nordeste, o Rotas da Tradição busca as histórias, o passado e as barreiras enfrentadas pelo vaqueiro do sertão.

O quinto programa tem como cenário a ilha de Marajó, no Pará, onde o homem convive em harmonia com o búfalo, o principal animal de transporte do lugar, fonte de alimento e subsistência.

E por último o projeto revela os sonhos e os hábitos dos peões que fazem parte da grande festa do peão de boiadeiro realizada em Barretos, no interior de São Paulo.

Essas e outras histórias vão ao ar em uma série especial de programas do Canal Rural no final do ano. Enquanto os documentários não vão ao ar, o jornalista Cássio Peres conta o que acontece por trás das câmeras, durante as viagens de captação de imagens e a produção dos programas.

No diário Homens Valentes você pode acompanhar todas as impressões vivenciadas pela equipe da série em cada nova viagem, além de conhecer os personagens, as histórias, as dificuldades da vida na estrada e os desafios da reportagem. Venha conosco e entre em um território de homens fortes e aventureiros.

Acesse o Diário Homens Valentes