ALERTA: meteorologia prevê chuvas bem abaixo do normal para Goiás em outubro

As irregularidades também marcarão o período, por isso o produtor deve avaliar se há água suficiente disponível no solo para que as plantas resistam a secas prolongadas. Veja também a previsão para o fim de semana!

No dia 30 de setembro chegará ao fim o vazio sanitário em Goiás, mas as chuvas que virão no Centro-Oeste do país será muito irregular em outubro. Na primeira quinzena do próximo mês as chuvas serão bem abaixo do normal no estado. E a situação ainda piora nos 15 dias últimos dias de outubro, quando serão registradas chuvas até 50 milímetros abaixo da média histórica.

Sexta-feira

O dia começa com muita nebulosidade em toda faixa central brasileira, ainda por conta de áreas de baixa pressão que organizam a umidade em altos níveis da atmosfera. Durante a madrugada, o Distrito Federal e os estados do Goiás e Minas Gerais, tiveram os maiores acumulados de chuva, chegando aos 40 mm na região central do estado mineiro.

As regiões Sul e Nordeste contam com variação de nebulosidade e predomínio de tempo seco, com exceção das faixas litorâneas que registraram chuva leve nas últimas horas devido aos ventos úmidos que sopram do mar. Na região Sudeste, o Rio de Janeiro registra chuva leve neste momento, enquanto que o Espírito Santo e o estado do São Paulo, apesar do predomínio de nebulosidade, não tiveram acumulados significativos de precipitação.

SUL

Nesta sexta-feira há um sistema de baixa pressão associado a ventos entre 2 e 3 km de altitude que trazem calor e umidade do norte da América do Sul para a porção Centro-Oeste e Sul do país. Assim, o tempo fica nublado em toda metade sul e ocorre chuva no extremo norte do Rio Grande Sul. No leste de Santa Catarina ocorrem pancadas de chuva isoladas e no oeste catarinense e por todo o Paraná ocorre chuva já na parte da manhã que deve perdurar pela maior parte do dia. As temperaturas subiram muito por conta da direção dos ventos.

SUDESTE

Na sexta-feira a chuva continua, porém com menor intensidade. O dia será nublado com pancadas mais fracas, mas ainda há risco para temporais no extremo sul mineiro. As temperaturas ficam elevadas e a sensação é de abafamento. O amanhecer será bem nublado em praticamente todo o Sudeste, seguida por chuva leve, espaçada e com maior probabilidade de ocorrer no fim do dia. Só não chove no extremo norte mineiro.

CENTRO-OESTE

Nesta sexta-feira o tempo continua com potencial para chuva de forte intensidade por todo estado do Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso,por influência dos ventos em altitude. Ainda há chances para queda de granizo e de pancadas acompanhadas por trovoadas. Na maior parte do Mato Grosso e Goiás, o tempo instável ainda predomina, porém as pancadas são de intensidade moderada e mal distribuídas.

NORDESTE

As chuvas no litoral aumentam de intensidade e volume nesta sexta-feira, atingindo desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Norte. No Maranhão, chove na porção norte, na forma de pancadas de chuva. Nas demais áreas, o sol predomina e faz calor.

NORTE

Nesta sexta-feira as áreas de instabilidade continuam atuando em todo o norte do país, levando chuva para todos os estados, porém os maiores acumulados ainda se concentram na porção noroeste, com dia fechado e chuvoso. O oeste do Tocantins também recebe chuva que deve atuar de maneira fraca e isolada. Entre o Amazonas e o Pará devem ocorrer pancadas de chuva acompanhadas de muitas descargas elétricas.

Sábado

SUL

O final de semana começa nublado por praticamente toda região sul do Brasil, exceto pela metade sul do Rio Grande do Sul onde o dia começa parcialmente nublado. No final do dia ocorre chuva pelo oeste gaúcho e há chances até para queda de granizo. No Paraná e Santa Catarina não chove, porém o tempo fica com bastante nebulosidade que diminui ao longo do dia na metade oeste. As temperaturas ainda ficam altas durante o sábado e a sensação é de calor.

SUDESTE

A primavera começará no Hemisfério Sul às 22h54min deste sábado (22). Na área de abrangência da emissora, a chuva ocorre de forma fraca e isolada na faixa central de São Paulo. No extremo norte paulista e sul mineiro: pancadas de chuva com potencial para temporais. As temperaturas tendem a subir um pouco, trazendo um dia mais ameno na região. O final de semana inicia com poucas nuvens somente na faixa leste do Estado de São Paulo, onde as chances de precipitação foram descartadas na Capital e litoral paulista.

CENTRO-OESTE

Neste sábado, a chuva continua atingindo praticamente toda a Região Centro-Oeste do Brasil. Os maiores acumulados ficam concentrado no sul de Goiás, onde os acumulados tendem a ser expressivos, além de muita descargas elétricas, rajadas de vento e condição para queda de granizo pontual. Nas demais áreas da região, as pancadas são mais fracas e sem potencial para transtornos. As temperaturas continuam elevadas desde o norte do Mato Grosso do Sul até Mato Grosso e Goiás.

NORDESTE

O último dia do inverno tem chuvas do leste da Bahia até o Rio Grande do Norte. Também chove na divisa entre o Maranhão e o Pará. Nas demais áreas, dia de tempo firme, com intensa elevação das temperaturas no período da tarde.

NORTE

No sábado, a chuva continua espalhada por praticamente toda a Região Norte brasileira, com os maiores acumulados concentrados na faixa oeste e norte da região. Nestas áreas, a chuva vem em forma de pancadas de intensidade forte, com acumulados elevados e rajadas de intensidade forte. Mesmo com essa chuva, as temperaturas continuam altas e a sensação de calor continua alta

Domingo

SUL

Neste domingo o calor e os ventos de norte/noroeste ajudam a intensificar o sistema de baixa pressão no norte da Argentina. Com isso a chuva pelo oeste gaúcho e catarinense fica intensa, com chance até para queda de granizo. Ao longo do dia as áreas de instabilidade avançam para as demais áreas do Rio Grande do Sul, litoral sul de Santa Catarina e extremo sul do Paraná. No norte do Paraná e leste de Santa Catarina o tempo segue nublado. As temperaturas devem subir um pouco mais, com calor por todo sul brasileiro.

SUDESTE

É somente no domingo que o tempo firma de vez e o predomínio é de muito sol entre poucas nuvens. O calorão é garantido com temperaturas superiores a 30°C em diversas cidades. Há chances de pancadas isoladas de chuva ainda no sul mineiro.

CENTRO-OESTE

Domingo de chuva perdendo força no Mato Grosso do Sul. As pancadas seguem abrangentes em praticamente toda a região, porém agora sem riscos para temporais. No Mato Grosso do Sul, o tempo firme predomina na faixa leste do estado, e o sol volta a aparecer. Com as chuvas diminuindo, as temperaturas ficam cada vez mais elevadas no Centro-Oeste.

NORDESTE

Pouca coisa muda e as chuvas seguem no litoral da Bahia ao Rio Grande do Norte e no leste do Maranhão, com baixo acumulado. Nas demais localidades, o sol aparece e os termômetros sobem.

NORTE

No domingo as instabilidades tropicais ainda se formam em toda a região amazônica, trazendo chuva a qualquer momento, isto por conta da grande disponibilidade de calor e umidade.

Veja mais notícias sobre soja