Aplicativo pode ajudar produtores de Mato Grosso a pouparem bilhões de reais

Subjetividade na hora de classificar a soja pode levar o lucro do produtor embora, mas tecnologia promete resolver a questão em segundos

Luiz Patroni, de Cuiabá (MT)

A tecnologia encontrou no campo um terreno fértil, mas ao mesmo tempo carente de novas ferramentas. Fábio Silva, que é um dos parceiros da AgriHub, conta que existe uma grande oportunidade na classificação de grãos. Atualmente, esse processo não é feito de maneira errada, mas pode ser comprometido pela subjetividade de quem o realiza.

“Nesse estudo, a gente parametrizou que o limite máximo de soja avariada, sem que tenha desconto, é de 8%”, explica. Acima disso, segundo Silva, o lucro do produtor começa a cair. “Se um produtor rural tiver 18% de soja avariada dentro daquele lote, ele só paga os custos e não sobra nada. É muito impactante a gente ver um resultado como esse”, diz.

Levando em consideração a produção mato-grossense, a perda de receita bruta é estimada por Silva na casa dos R$ 3,11 bilhões. “É muito dinheiro, é muita renda que o produtor rural deixa de colocar dentro do bolso. A gente tem que pensar em acabar com esse problema”, declara.

Atender essa demanda é a meta da startup  Color Grain, criada por Vitoriano Martin Junior. A ideia é otimizar a classificação usando um aplicativo de celular, garantindo 95% de precisão na hora de avaliar a qualidade da produção, comparando a condição real do grão com um imenso banco de imagens. “Tudo a partir da imagem, em tempo real, de dois a cinco segundos no máximo, para uma coisa que hoje precisa pegar, cortar, analisar”, conta o CEO. O aplicativo está em fase final de desenvolvimento e será mais uma ferramenta a serviço do campo.

Falando a língua do agro, conectando pessoas

Nesta lista crescente de produtos, demandas e empreendedores, o Canal Rural também dá sua contribuição com o lançamento do “AgEvolution”, uma plataforma de interação que vai ajudar a aproximar os diversos agentes desta corrente Agtech com o público. “Contar histórias dessas pessoas que tão construindo soluções inovadoras, disruptivas para o setor, junto com produtores, que vão poder interagir e entender quais já estão disponíveis hoje”, explica o consultor da emissora, Donário Lopes.

Veja mais notícias sobre soja