Aprosoja Mato Grosso: nova diretoria assume e prioriza obras em rodovias

Novo presidente da entidade, Antônio Galvan, garante que o uso adequado do Fethab é uma de suas principais bandeiras

Daniel Popov, de São Paulo
Depois de uma semana bastante agitada com reuniões de planejamento, treinamentos de delegados, entre outros encontros para definir os rumos da Aprosoja Mato Grosso em 2018, a nova diretoria tomará posse nesta quinta-feira, dia 14. O evento está marcado para acontecer a partir das 19h no Cenarium Rural, localizado no centro de Cuiabá (MT). Uma das prioridades da nova presidência é justamente as obras de pavimentação de rodovias.

O evento marcará não só a nomeação de Antonio Galvan, como o novo presidente da Aprosoja-MT, no lugar de Endrigo Dalcin, como também a posse do restante da diretoria e dos novos delegados regionais.

O novo presidente já garantiu que a nova diretoria irá cobrar de perto o governo do estado para que ele faça o uso correto do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab 1 e 2), e as estradas sejam de fato melhoradas e asfaltadas. “Não poderia ser outro assunto, ainda mais depois que dobraram os valores do Fethab. A Aprosoja-MT elencou 15 rodovias como prioridades para estas reformas e pavimentações e vamos cobrar”, garante Galvan.

O novo presidente garantiu que a questão do Fethab será a prioridade de seu mandato e que fará cobrança para que, pelo menos, algumas das 15 vias consideradas fundamentais pelos produtores rurais, sejam reparadas ou pavimentadas mais rapidamente. “Vamos cobrar firmemente o governo, pois ainda nem começou a safra e já tem gente com problemas para trafegar. Vamos lutar para que destas 15 rodovias, quatro ou cinco primordiais tenham um avanço mais rápido nas obras”, diz Galvan.

Por sua vez, a Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso informou, em nota que, de 2015 a 2017 foram repassados as prefeituras locais, responsáveis pelas obras, aproximadamente R$ 616 milhões.

Ainda assim a realidade é completamente diferente, pois as obras , segundo os produtores de várias regiões, não estão acontecendo. Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural de Gaúcha do Norte, Luiz Bier, uma das rodovias consideradas prioridades para a Aprosoja, a MT-022, que liga o município aos portos, está interditada devido a grande quantidade de atoleiros.

“Estamos impossibilitados de retirar a soja por nossa principal rota de escoamento, a MT-020, que está interditada há alguns dias por conta dos atoleiros. Essa estrada liga nossa região até Rondonópolis e os portos. O governo já tinha prometido asfaltar os últimos 100 km que faltam, mas só fizeram 10 km”, conta ele.

A secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso garantiu que a previsão para o término desta obra é até o final de 2018. “Não é justo pagar estes valores altos do Fethab e ver o dinheiro sendo desviado para outros fins. Por isso esta é uma das principais bandeiras de nosso mandato”, garante Galvan.

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