Atenção meteorológica: lavouras de soja de 5 estados devem registrar granizo

O avanço de uma grande frente fria ligou o alerta para algumas regiões brasileiras, que podem receber fortes tempestades

Nesta quarta-feira o potencial para granizo é maior em alguns estados do Centro-Sul do país, segundo a meteorologia. Os estados que mais devem sentir estes efeitos são o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Os paulistas devem enfrentar problemas na região sul do estado. Já no estado do Centro-Oeste o risco se espalha por todos os municípios. No Sul do Brasil as nuvens ainda estão se formando.

Pelas imagens de radar e satélite, a chuva já começa a ocorrer na metade norte do Rio Grande do Sul, devido à formação de áreas de instabilidade, associadas aos ventos em altitude, alta umidade, e uma frente fria afastada da sua costa.

No Centro-Oeste a chuva ocorre de forma generalizada devido à atuação da Alta da Bolívia, que mantém a umidade sobre a Região. Os maiores acumulados se concentram no noroeste do Mato Grosso e as pancadas ocorrem com potencial para transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra, por conta do solo muito encharcado. Nas demais áreas, a chuva ocorre de forma mais intensa, mas ainda sim, acontece a qualquer hora do dia.

Nordeste

Com o avanço de uma frente fria pela costa da Bahia e também com um vórtice jogando ventos úmidos no norte do Maranhão, as nuvens carregadas se formam sobre praticamente todo o Nordeste a chuva ocorre em forma de pancadas rápidas principalmente no fim da tarde, mas sem grandes acumulados. A exceção fica por conta das áreas de Vitória da Conquista, onde os acumulados são um pouco mais expressivos. Já nas áreas entre o norte de Sergipe e o sul da Paraíba, o tempo seco predomina.