Aumentam os casos de ferrugem asiática no país

Além dos focos já registrados no Paraná e São Paulo, o estado de Mato Grosso do Sul entra para a estatística

Daniel Popov, de São Paulo
Sobe para seis o número de focos de ferrugem asiática no Brasil, na safra 2016/2017, de acordo com informações levantadas no site do consórcio antiferrugem. O novo registro aconteceu em uma lavoura comercial no município de Amambaí, Mato Grosso do Sul. Anteriormente foram encontrados: três focos no Paraná (apenas um deles confirmado pela Embrapa) e dois em São Paulo.

A lavoura afetada fica na região de fronteira de Mato Grosso do Sul, onde a soja foi semeada em grandes áreas, logo após o fim do vazio sanitário e o regime de chuvas foi regular. O pesquisador José Fernando J. Grigolli, da Fundação MS, foi quem relatou o caso. A indicação da Embrapa é para que os produtores intensifiquem o monitoramento para proteger as lavouras, e dependendo do caso façam uso dos com fungicidas dependendo da fase da desenvolvimento da cultura.

O Paraná também registrou mais um caso, no município de Campo Mourão, além dos dois já retratados anteriormente nas cidades de Boa Esperança e Castro. Apesar de todos estes registros constarem no site do Consórcio, apenas um deles foi confirmado pela Embrapa até a publicação desta notícia.

Os casos de São Paulo aconteceram nos municípios de Itaberá e Taquerituba e foram retratados pelo pesquisador Alan Cordeiro Vaz, da Fundação ABC. O relato das ocorrências é realizado por laboratórios credenciados e podem ser acompanhados pelo site do Consórcio.

ferrugem-6-casos
Cada ponto vermelho no mapa acima representa um foco da doença

Veja mais notícias sobre soja