A escolha certa
Publicada em: 7 de abril de 2016

Manaíra Lacerda, repórter da Expedição Soja Brasil

Quando fui convidada para ser repórter da Expedição Soja Brasil, no primeiro semestre de 2015, confesso que me deu um frio na barriga. Naquele momento, me explicaram que eu passaria cerca de 20 dias longe de casa, todos os meses, do início até o fim da safra em todo o país.

Na época, eu tinha ido morar sozinha há poucos meses e ainda não sabia direito o que era estar longe das “asas” dos pais. Pensamentos como “será que eu consigo?” passaram pela minha cabeça. Mesmo com os medos eu estava certa de que, se eu aceitasse, teria que ir até o fim.

Topei. Hoje, mais de seis meses e milhares de quilômetros depois, posso dizer que foi a melhor escolha profissional que fiz na vida. Minha gratidão é imensa por todos os gestores do Canal Rural que acreditaram no meu potencial e me deram essa oportunidade enriquecedora. Tenho que agradecer também à equipe, que esteve ao meu lado do começo ao fim nesta aventura.

Foram muitos voos, muitas estradas, muitos hotéis, muitas cidades, muito Brasil. Tive a chance de conhecer lugares e pessoas inesquecíveis no país. Um exemplo é a vista de tirar o fôlego que tivemos ao visitar o mirante da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, no caminho entre uma lavoura e outra.

Devo citar também a história da agricultora familiar Natália Silva, que mesmo com o peso da idade, produz mais de 70 sacas de soja por hectare.

Manaíra Lacerda/Canal Rural História de luta da agricultura é um exemplo para os produtores de todo o país

Dizem que o conhecimento é um bem durável, algo que nunca vamos perder. É verdade. Vi, li, conversei e aprendi tanto sobre soja ao longo do projeto que agora tenho alguns conhecimentos técnicos, políticos e econômicos sobre a cultura que nunca pensei que fosse ter um dia.

E posso contar pra vocês: a soja é muito mais do que uma monocultura, uma vilã da natureza. Ela é, principalmente, alimento para milhões de pessoas no mundo que poderiam não ter o que comer se não fosse pelo grão.

O trabalho me ensinou a crescer. Hoje me considero uma profissional melhor e, sem dúvidas, uma pessoa mais madura. É fora da zona de conforto que aprendemos as lições mais importantes.

Soja Brasil, mais uma vez, muito obrigada. Vou sentir saudades.

Equipe da Expedição Soja Brasil 2015/2016 reunida (Marcelino da Silva, Pedro Silvestre, Áureo Lantmann e Manaíra Lacerda)

Equipe da Expedição Soja Brasil 2015/2016 reunida (Marcelino da Silva, Pedro Silvestre, Áureo Lantmann e Manaíra Lacerda)

Sobre o Projeto Soja Brasil
O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de BASF e Mitsubishi Motors. O apoio nos eventos é de Yara Brasil Fertilizantes.

Mais notícias do blog

Publicada em: 20 de setembro de 2018

O produtor de soja Pablo Schmidt Rosa, de Mangueirinha (PR), mostrará a cada semana como está se desenvolvendo as lavouras de sua região> desde o manejo aplicado até as dificuldades e acertos comuns de quem vive a cultura todos os anos. A cada semana novos capítulos serão acrescentados à história, além de fotos e vídeos. Vamos acompanhar esta soja?

Publicada em: 4 de julho de 2018

Evento que acontecerá em Uberlândia (MG) no dia 26 de julho, marcará o início da safra da principal cultura agrícola do país. Veja todos os detalhes deste primeiro encontro

Publicada em: 4 de abril de 2017

Sebastião Garcia Preciso dizer, antes de tudo, que me sinto um privilegiado. Privilegiado por ter participado do Projeto Soja Brasil neste ano de forma tão efetiva. De ter convivido com produtores rurais. Eu e minha equipe estivemos cada dia numa propriedade, cada dia numa cidade, numa região. Foi assim durante 20 dias no mês, durante nove […]

Publicada em: 20 de fevereiro de 2017

As fazendas que visitamos no Tocantins dão a ideia da grandeza deste estado. Passamos em duas. Uma com mais de 30 mil hectares

Publicada em: 26 de janeiro de 2017

Vivi dias de grata satisfação esta semana. Satisfação e surpresa. Começo pela surpresa. Cheguei com minha equipe no sábado, dia 21, a cidade de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, na fronteira entre Brasil e o Paraguai. A primeira imagem (e que me causou curiosidade), é dos grandes shoppings do lado paraguaio, na cidade […]