Sebastião Garcia
Além de combustível, muita água e de um bom ar condicionado, é preciso se preparar psicologicamente pra enfrentar duas características marcantes quando se  viaja pelo interior de Mato Grosso: calor escaldante e distâncias impressionantes.

Saímos da capital numa manhã domingo de inverno, olha só, com uma temperatura de 34 graus. Destino: a cidade de Campos de Julio, na região oeste do estado. Pegamos a BR163 certos de que tínhamos mais de 500 quilômetros pela frente e assim, considerando as condições das estradas, pelo menos 7 horas de viagem. Sete horas e praticamente uma paisagem só. Terra, muita terra. Campos e mais campo de fazendas ocupadas nesta época por quase nada. Em boa parte o milho acabou de ser colhido, em outra, minoria, pastagens.

As áreas de milho logo, logo serão cobertas por soja. Dia 15, ainda esta semana, termina o vazio sanitário em Mato Grosso e certamente o cenário, agora seco de palhada, começa a mudar. É o início da safra de verão e as primeiras sementes de soja serão semeadas.  O preparo psicológico pra enfrentar o calor e as distâncias de Mato Grosso tem seu fundamento, tem sentido.

A partir desta segunda nós, equipe do projeto Soja Brasil, vamos acompanhar passo a passo (ou quilômetros a quilômetro) o trabalho desenvolvido na caravana do projeto. Campos de Julio é a primeira parada. E é dai a largada pra levar informação e orientação ao produtor rural por este Brasilzão a fora. Dias 21 e 22, estaremos com a carreta em Sinop, outra promissora cidade de Mato Grosso, pro evento maior desta largada: a abertura oficial do plantio de soja da safra 2016/2017.

Preparados estamos e nossa missão nesta caminhada é deixar o produtor preparado também. Que venha uma nova safra, que venha mais estrada, que venha mais calor pela frente. Como vai ser, não sabemos, mas que vai valer a pena, ah, isso vai!!

whatsapp-image-2016-09-11-at-19-12