Manaíra Lacerda, repórter da Expedição Soja Brasil

Durante nossas viagens por Mato Grosso, temos acompanhado alguns cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do estado (Senar-MT). A entidade oferece mais de 250 capacitações para profissionalizar o trabalhador do campo. O que costumamos ver durante essas aulas são pessoas com baixa renda familiar que encontram na educação uma forma de melhorar o currículo e, assim, garantir estabilidade no emprego que já possui ou, até mesmo, um novo posto no mercado de trabalho.

Estivemos em Feliz Natal, um município de 12 mil habitantes e com uma produção de soja de 130 mil hectares, a capacidade de expansão de área é de até 200 mil hectares. O prefeito da cidade, Toni Dubiella, nos contou que, até pouco tempo atrás, os empresários rurais do município tinham que buscar mão de obra em outras regiões, mas depois que os cursos do Senar-MT se tornaram frequentes por ali, os profissionais da própria cidade estão mais capacitados e atendem às demandas do mercado.

Quem tem a oportunidade de fazer um curso do Senar gratuitamente, como são todas as aulas da entidade em todo o país, agradece e demonstra confiança em um futuro melhor.