Manaíra Lacerda, repórter da Expedição Soja Brasil

A chuva foi a protagonista na Abertura Nacional do Plantio de Soja da safra 2015/2016. Quem esteve no Tocantins nos últimos dias da semana passada, como parte da equipe do Canal Rural, não acreditava que logo nesta terça, dia 6, estariam todos procurando um agasalho aqui, outro ali, para tentar se proteger do frio. Mais de 150 pessoas trabalharam incessantemente durante uma semana na fazenda Frigovale 1, que fica em Porto Nacional, para deixar tudo pronto para o dia especial.

Mas toda essa água, que trouxe um pouquinho de frio, veio acompanha também pelo sentimento por parte dos produtores de que vamos iniciar esta safra com muita boa sorte. Para quem quer plantar, nada melhor do que chuva. A safra de soja no estado deve ultrapassar 840 mil hectares, com produção próxima 3 milhões de toneladas.

Esta é a primeira vez que o lançamento do plantio é feito em um estado da região Matopiba [Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia], considerada a mais nova e pujante fronteira agrícola brasileira. E a escolha por Tocantins não foi feita por acaso. O estado tem apenas 27 anos e muitas terras de antigas pastagens, que, aos poucos, têm sido preparadas pelos produtores para o plantio de soja. Nesta safra, a expectativa é de um aumento de área de cerca de 5%.