De volta pra casa… mas por pouco tempo

Manaíra Lacerda, repórter da Expedição Soja Brasil

Depois de rodar mais de cinco mil quilômetros em 17 dias, estamos voltando pra casa pela primeira vez desde o início da Expedição Soja Brasil, safra 2015/2016. Nossa saída oficial foi no dia 1º de outubro, em Brasília, com toda a equipe reunida, comigo e com meus colegas nessa jornada: Marcelino Silva, o motorista que quase mata a gente de rir diariamente com seu costumeiro bom humor, e o Pedro Silvestre, experiente cinegrafista que participa desde a primeira edição, há três anos.

Nesta primeira etapa passamos por dezenas de fazendas no Tocantins e em Goiás, ouvindo, aprendendo e contando histórias de produtores de soja que estão começando um safra cheia de dúvidas e desafios, mas com muita esperança.

É a primeira vez que participo do Projeto Soja Brasil e o que tenho visto ao longo desses dias é muita gente boa, honesta e trabalhadora. Profissionalmente, poder entender passo a passo desse setor produtivo, além de aprender a trabalhar em condições que estão fora da nossa zona de conforto, são oportunidades valiosas. Mas a vivência pessoal é tão enriquecedora quanto. Aqui estamos entendendo melhor quem somos e quais são nossos limites.

Agora é hora de desligar, por alguns dias, as turbinas dessa nave que usamos para rodar por terra e não por ar. Vamos descansar um pouquinho, mas a pausa não dura muito. Em uma semana estamos de volta ao trecho e ao campo.