É a vez de Mato Grosso do Sul
Publicada em: 11 de outubro de 2016

Depois de um mês em Mato Grosso, o projeto Soja Brasil chega ao estado vizinho, Mato Grosso do Sul. A nova etapa começa com novidades. Chegamos numa semana de feriados por aqui. Muitos para uma semana só. Na segunda, nem era, mas o povo resolveu emendar.

Sebastião Garcia, de Mato Grosso do Sul
Os feriados eram na terça e na quarta. Terça pelo aniversário de criação do estado. Faz quase 40 anos que houve a divisão do estado de Mato Grosso em duas unidades federativas, criando assim Mato Grosso do Sul. Oficialmente a criação foi em 11 de outubro de 1977, mas a divisão só foi concretizada mesmo dois anos depois, em janeiro de 1979.

Ai, por causa destas duas datas, se diz aqui esta semana que o estado faz agora 39 anos. Mas tem quem prefira dizer que Mato Grosso do Sul vai fazer aniversário em janeiro 37. Enfim…pra nós nada muda. Temos que tocar em frente, trabalhar. Ops! Mas como? Quarta é feriado de novo. Agora, nacional, pelo dia de N.Sra.Aparecida.

whatsapp-image-2016-10-11-at-10-41-37

Mas a gente continua tentando, mesmo assim. Ainda na segunda feira saímos da capital e fomos a São Gabriel do Oeste, na região norte do estado. Conhecemos lá o Cláudio e o Sergio. O primeiro, produtor rural, o segundo, alem de produtor, um dos diretores do sindicato rural do município. Conversamos com eles sobre o onicio do plantio na região.

Mesmo com pouca chuva nestes dias o Claudio, que tem 2.200 hectares, arriscou a plantar um pouco. A soja já deveria ter germinado, mas ele diz que tá tudo certo. Tá crente que vai chover esta semana e não vai precisar replantar. O Sergio disse que poucos produtores na região se arriscaram a fazer isso até agora. Vão esperar um pouco mais.

whatsapp-image-2016-10-11-at-10-41-59

Pelo menos até o fim do mês para começar a plantar pra valer. O consultor técnico do Soja Brasil, Aureo Lautmann que nos acompanha na viagem, lembra que é arriscado mesmo o produtor plantar no pó, sem umidade suficiente. Isso pode gerar mais custos, porque talvez o produtor tenha que replantar.

A recomendação é que o pessoal fique muito atento às informações da meteorologia, pra não acontecer como no ano passado. Faltou chuva no início do plantio e muitos produtores tiveram que plantar de novo. Dado o recado, voltamos pra Campo Grande e amanhã pegamos a estrada mais uma vez. É a vida. Assim como o produtor lá no campo, também a gente não pode parar. Com ou sem feriado.

whatsapp-image-2016-10-11-at-10-37-53

Sobre o Projeto Soja Brasil
O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de Ihara e Mitsubishi Motors.

Mais notícias do blog

Publicada em: 20 de setembro de 2018

O produtor de soja Pablo Schmidt Rosa, de Mangueirinha (PR), mostrará a cada semana como está se desenvolvendo as lavouras de sua região> desde o manejo aplicado até as dificuldades e acertos comuns de quem vive a cultura todos os anos. A cada semana novos capítulos serão acrescentados à história, além de fotos e vídeos. Vamos acompanhar esta soja?

Publicada em: 4 de julho de 2018

Evento que acontecerá em Uberlândia (MG) no dia 26 de julho, marcará o início da safra da principal cultura agrícola do país. Veja todos os detalhes deste primeiro encontro

Publicada em: 4 de abril de 2017

Sebastião Garcia Preciso dizer, antes de tudo, que me sinto um privilegiado. Privilegiado por ter participado do Projeto Soja Brasil neste ano de forma tão efetiva. De ter convivido com produtores rurais. Eu e minha equipe estivemos cada dia numa propriedade, cada dia numa cidade, numa região. Foi assim durante 20 dias no mês, durante nove […]

Publicada em: 20 de fevereiro de 2017

As fazendas que visitamos no Tocantins dão a ideia da grandeza deste estado. Passamos em duas. Uma com mais de 30 mil hectares

Publicada em: 26 de janeiro de 2017

Vivi dias de grata satisfação esta semana. Satisfação e surpresa. Começo pela surpresa. Cheguei com minha equipe no sábado, dia 21, a cidade de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, na fronteira entre Brasil e o Paraguai. A primeira imagem (e que me causou curiosidade), é dos grandes shoppings do lado paraguaio, na cidade […]