Fórum em Rio Verde, um privilégio

Sebastião Garcia
Esta é uma semana especial para os produtores de Goiás. Em Rio Verde, acontece nesta quarta-feira mais um Fórum do Projeto Soja Brasil. Nós chegamos no final de semana para conhecer a região, falar com os produtores e mostrar como estão os preparativos. Já na segunda-feira, andei um bocado por aqui.

Esta é uma cidade que respira progresso. Muito, é claro, por causa do agronegócio. Como muitas outras cidades aqui do Centro-Oeste, foi o pessoal do Sul e do Sudeste, a partir da década de 70, que favoreceu o progresso daqui. Os desbravadores. Com experiência, esse pessoal trouxe a força do trabalho, absorveu tecnologia e transformou esta região na potência que é hoje.

Rio verde planta soja numa área de 310 mil hectares. A produção chega a 744 mil toneladas. Em produtividade, a média aqui é de 55 sacas por hectare. Bom, um mês atrás eu estive aqui também, mostrei a soja pequeninha ainda. Hoje, está crescida já, na fase reprodutiva e se desenvolvendo muito bem. Choveu bem aqui nos últimos dias e o pessoal está bem animado. Agora, é claro, preocupação sempre tem, né. E informação nunca é demais.

Por isso as nossas atenções nesta quarta-feira se concentram no parque de exposições da cidade, onde fica o sindicato rural e onde vai acontecer o nosso Fórum Soja Brasil. Quem tiver o privilégio de vir até aqui vai acompanhar orientações de especialistas sobre mercado, sobre clima e sustentabilidade também. Veja então a importância destas informações num momento desses. Em plena safra, tem muito pra acontecer ainda até a colheita. Produtor mais bem informado é mais competitivo. Isso é certo.