Fórum em Rio Verde, um privilégio
Publicada em: 30 de novembro de 2016

Sebastião Garcia
Esta é uma semana especial para os produtores de Goiás. Em Rio Verde, acontece nesta quarta-feira mais um Fórum do Projeto Soja Brasil. Nós chegamos no final de semana para conhecer a região, falar com os produtores e mostrar como estão os preparativos. Já na segunda-feira, andei um bocado por aqui.

Esta é uma cidade que respira progresso. Muito, é claro, por causa do agronegócio. Como muitas outras cidades aqui do Centro-Oeste, foi o pessoal do Sul e do Sudeste, a partir da década de 70, que favoreceu o progresso daqui. Os desbravadores. Com experiência, esse pessoal trouxe a força do trabalho, absorveu tecnologia e transformou esta região na potência que é hoje.

Rio verde planta soja numa área de 310 mil hectares. A produção chega a 744 mil toneladas. Em produtividade, a média aqui é de 55 sacas por hectare. Bom, um mês atrás eu estive aqui também, mostrei a soja pequeninha ainda. Hoje, está crescida já, na fase reprodutiva e se desenvolvendo muito bem. Choveu bem aqui nos últimos dias e o pessoal está bem animado. Agora, é claro, preocupação sempre tem, né. E informação nunca é demais.

Por isso as nossas atenções nesta quarta-feira se concentram no parque de exposições da cidade, onde fica o sindicato rural e onde vai acontecer o nosso Fórum Soja Brasil. Quem tiver o privilégio de vir até aqui vai acompanhar orientações de especialistas sobre mercado, sobre clima e sustentabilidade também. Veja então a importância destas informações num momento desses. Em plena safra, tem muito pra acontecer ainda até a colheita. Produtor mais bem informado é mais competitivo. Isso é certo.

Sobre o Projeto Soja Brasil
O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de Ihara e Mitsubishi Motors.

Mais notícias do blog

Publicada em: 20 de setembro de 2018

O produtor de soja Pablo Schmidt Rosa, de Mangueirinha (PR), mostrará a cada semana como está se desenvolvendo as lavouras de sua região> desde o manejo aplicado até as dificuldades e acertos comuns de quem vive a cultura todos os anos. A cada semana novos capítulos serão acrescentados à história, além de fotos e vídeos. Vamos acompanhar esta soja?

Publicada em: 4 de julho de 2018

Evento que acontecerá em Uberlândia (MG) no dia 26 de julho, marcará o início da safra da principal cultura agrícola do país. Veja todos os detalhes deste primeiro encontro

Publicada em: 4 de abril de 2017

Sebastião Garcia Preciso dizer, antes de tudo, que me sinto um privilegiado. Privilegiado por ter participado do Projeto Soja Brasil neste ano de forma tão efetiva. De ter convivido com produtores rurais. Eu e minha equipe estivemos cada dia numa propriedade, cada dia numa cidade, numa região. Foi assim durante 20 dias no mês, durante nove […]

Publicada em: 20 de fevereiro de 2017

As fazendas que visitamos no Tocantins dão a ideia da grandeza deste estado. Passamos em duas. Uma com mais de 30 mil hectares

Publicada em: 26 de janeiro de 2017

Vivi dias de grata satisfação esta semana. Satisfação e surpresa. Começo pela surpresa. Cheguei com minha equipe no sábado, dia 21, a cidade de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, na fronteira entre Brasil e o Paraguai. A primeira imagem (e que me causou curiosidade), é dos grandes shoppings do lado paraguaio, na cidade […]