Impressões do Soja Brasil em Goiás

Foi muito bom notar a vontade dos produtores rurais em buscar informação para melhorar sua produtividade e se adequar às novas legislações

Rikardy Tooge, editor do site Soja Brasil

A equipe do Soja Brasil começou a primeira viagem nesta nova safra no Estado de Goiás. Por lá, a equipe viajou por cinco cidades produtoras da oleaginosa. Rodamos mais de 700 km em menos de uma semana e foi uma experiência muito produtiva.

Durante a Carreta do Canal Rural, conhecemos diversos produtores a cada dia, sempre com dúvidas pertinentes e muita preocupação com a legislação ambiental. Os agricultores que participaram das palestras são pessoas simples, mas que vão atrás do que precisam. Ficavam quase cinco horas acompanhando e anotando tudo o que era explicado pelos palestrantes.

Equipe do Canal Rural visitando uma propriedade em Cristalina (GO) (Rikardy Tooge/Canal Rural)
Equipe do Canal Rural visitando uma propriedade em Cristalina (GO) (Rikardy Tooge/Canal Rural)

Entrevistei produtores rurais de todas as cidades e sempre tivemos uma recepção muito positiva. Alguns um pouco mais tímidos, já outros nem tanto. Só que todos sabiam do que estavam falando. Quem vive o dia-a-dia na lavoura tem muito mais conhecimento que os jornalistas que cobrem o agronegócio e devemos respeitá-los.

Encerramos a passagem na cidade de Rio Verde, maior produtor de soja do Estado. Lá, cobrimos o Fórum Soja Brasil: desafios da safra 2014/2015. Foi muito bom notar que produtores que vi durante a semana de palestras estavam presentes no evento do Canal Rural. É um sinal de que os produtores buscam informação e querem se aprimorar cada vez mais. Quem ganha com isso são todos. Produtor melhor preparado produz mais, vende mais e traz mais retorno ao Brasil.

Soja Brasil/Divulgação
A caravana do projeto viajou mais de 700 km para levar informação e capacitação aos produtores