Roberta Silveira, repórter da Expedição Soja Brasil – Equipe 2

Já viajamos mais ou menos 1500 km desde que saímos de São Paulo até Pato Branco – nossa última parada no Paraná. A minha primeira semana na Expedição Soja Brasil foi de muita estrada e de muito aprendizado também. Visitamos lavouras, conversamos com agricultores e saímos do Paraná confiantes de que o Estado deve fazer uma grande safra de soja.

De uma maneira geral, as lavouras paranaenses estão em boas condições. A estiagem de outubro prejudicou um pouco o crescimento das plantas, mas a perda no rendimento pode não ocorrer. Não há nenhum registro de pragas que deixe o setor preocupado. As que apareceram, como alguns tipos de lagarta, foram controladas. O produtor paranaense mostra habilidade, manejo adequado e que está muito atento a tudo que acontece no mundo da oleaginosa.

Além da soja, vimos muito trigo, mais para o sul do Estado. A cultura antecede a soja no ciclo de produção da região. Aprendi com o nosso consultor Áureo Lantmann que o trigo é benéfico para a sojicultura e o cultivo dos dois na mesma área pode aumentar a produtividade.

Aliás, aprendi muita coisa com o Áureo. E a minha suspeita é de que ainda vou aprender muito mais. Ele tem muitos anos de experiência com soja, como pesquisador da Embrapa. É doutor no assunto. (Doutor de verdade, destes que tem doutorado). Em todas as lavouras pelas quais nós andamos até agora, ele sempre nos presenteia com seu conhecimento e humildade.

Consultor técnico do Soja Brasil, Áureo Lantmann, é uma das referências no país quando o assunto é soja (Roberta Silveira/Canal Rural)
Consultor técnico do Soja Brasil, Áureo Lantmann, é uma das referências no país quando o assunto é soja (Roberta Silveira/Canal Rural)

O Áureo sabe ensinar, tem paciência e entende que nem todo mundo tem o conhecimento dele, por isso fala de maneira fácil para que até eu, uma simples repórter, possa compreender o assunto. Também preciso destacar a parceria com meus amigos Robson Custódio – cinegrafista e Edson da Silva – motorista e assistente.

Formamos uma equipe em que cada um contribuiu com o que sabe e pode e todos se ajudam. O resultado de tudo isso pode ser visto na tela da TV e do computador. Já estamos em Santa Catarina. Depois vem o Rio Grande do Sul. Ao todo, três semanas rodando pelo Sul do país e aprendendo todos os dias sobre soja e sobre o trabalho em equipe.

Roberta Silveira e Áureo Lantmann em mais um dia de gravação pelas lavouras do Sul do Brasil (Produção/Canal Rural)
Roberta Silveira e Áureo Lantmann em mais um dia de gravação pelas lavouras do Sul do Brasil (Produção/Canal Rural)