Fernanda Farias, repórter da Expedição Soja Brasil

Tenho essa mania de me interessar pela vida dos mais velhos. Os idosos me despertam uma curiosidade e quase sempre me emocionam ao dividirem as suas histórias. No nosso último destino no Tocantins, encontrei um produtor rural com uma história de vida incrível.

Seu Nelci Sgorla veio do Paraná há 15 anos pra desbravar o norte do país. Começou com 100 ha, hoje cultiva mais de 1.500 ha. Ele enche os olhos de lágrimas quando conta que envolveu toda a família no trabalho e que muitas vezes, pensou em desistir pelas dificuldades. “Muito vi ela chorando escondida”, referindo-se à esposa, que enfrentou falta de água e energia elétrica no começo da vida no Tocantins.

– Uma vez, fui levar comida pra ele (Edes, um dos filhos, com ele na foto) e ele saiu do trator com as mãos tremendo dizendo que não aguentava mais, mas que seguiria – seu Nelci conta que esse episódio marcou e que serviu de incentivo pro trabalho continuar.

O envolvimento da família sempre foi tão grande que o Edes passou a lua-de-mel trabalhando na lavoura.

– Não tinha luz, era muito difícil. Mas nunca pensei em desistir. Agora, não vou embora nem se me mandarem – conta a esposa Adriana.

A família deixa uma lição de que união e persistência fazem o trabalho dar resultado. E além de trabalhadores, são pessoas humildes e acolhedoras. Eles não nos deixaram ir embora sem provar o churrasco – que estava perfeito, por sinal!