Ouro, diamante e soja
Publicada em: 19 de setembro de 2016

Matriz Diocesana Nossa Senhora da Conceição (Diamantino)

Sebastião Garcia, de Diamantino (MT)
Eu sabia que iria contar muita história na caravana do Projeto Soja Brasil. Histórias de produtores rurais, de empresários, de gente de garra, desbravadores deste Brasil afora. Mas não sabia que ia me deparar com a história do Brasil pelo caminho.

Em Diamantino, há 180 km de Cuiabá, se vê nas ruas traços do Brasil colônia. A arquitetura das casas, a igrejinha do século XVIII. E basta conversar com qualquer morador aqui pra entender o orgulho que os moradores têm dessa cidade. Diamantino foi fundada em 1728. Tinha garimpo aqui. Muita gente veio pra cá anos atrás a procura de ouro, no período rico do Brasil. Depois a cidade viveu o ciclo do diamante, olha só! Por isso o nome do lugar.

E aí, a partir da década de 70, com a descoberta destas terras pelos visionários produtores rurais do sul do país, Diamantino começou a viver outro ciclo. Tão, ou até mais rico talvez, que os outros: o da soja. O grão é o ouro de hoje. As lavouras ocupam uma área de 400 mil hectares no município, segundo o presidente do sindicato rural daqui. José Francisco Cazzela me deu uma entrevista nesta sexta feira no programa Mercado & Cia, animado com a próxima safra.

Se chover bem, o clima ajudar, os produtores desta região devem produzir mais de dois milhões de sacas de soja na próxima safra, disse ele. Já pensou? Saio daqui com a certeza de que Diamantino não é só histórica. É promissora também. E que com a soja, esta bela cidade mato-grossense já tá escrevendo uma outra e nova grande história.

Sobre o Projeto Soja Brasil
O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de Ihara e Mitsubishi Motors.

Mais notícias do blog

Publicada em: 20 de setembro de 2018

O produtor de soja Pablo Schmidt Rosa, de Mangueirinha (PR), mostrará a cada semana como está se desenvolvendo as lavouras de sua região> desde o manejo aplicado até as dificuldades e acertos comuns de quem vive a cultura todos os anos. A cada semana novos capítulos serão acrescentados à história, além de fotos e vídeos. Vamos acompanhar esta soja?

Publicada em: 4 de julho de 2018

Evento que acontecerá em Uberlândia (MG) no dia 26 de julho, marcará o início da safra da principal cultura agrícola do país. Veja todos os detalhes deste primeiro encontro

Publicada em: 4 de abril de 2017

Sebastião Garcia Preciso dizer, antes de tudo, que me sinto um privilegiado. Privilegiado por ter participado do Projeto Soja Brasil neste ano de forma tão efetiva. De ter convivido com produtores rurais. Eu e minha equipe estivemos cada dia numa propriedade, cada dia numa cidade, numa região. Foi assim durante 20 dias no mês, durante nove […]

Publicada em: 20 de fevereiro de 2017

As fazendas que visitamos no Tocantins dão a ideia da grandeza deste estado. Passamos em duas. Uma com mais de 30 mil hectares

Publicada em: 26 de janeiro de 2017

Vivi dias de grata satisfação esta semana. Satisfação e surpresa. Começo pela surpresa. Cheguei com minha equipe no sábado, dia 21, a cidade de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, na fronteira entre Brasil e o Paraguai. A primeira imagem (e que me causou curiosidade), é dos grandes shoppings do lado paraguaio, na cidade […]