Rebatedor, o aliado nos dias de sol

Roberta Silveira, repórter da Expedição Soja Brasil

As gravações no campo exigem alguns cuidados da equipe de reportagem. A luz solar deixa as cores mais vivas – mais bonitas, mas dependendo da posição do sol, o objeto de interesse da lente da câmera pode ficar com menos luz, na sombra. Aí o rebatedor é item indispensável para atenuar as sombras e valorizar o que está sendo gravado.

O rebatedor é feito com tecido que reflete a claridade e ajuda a amenizar a sombra. É muito comum usá-lo durante a gravação de entrevistas para o entrevistado ficar bem iluminado, sem que uma parte do rosto fique mais escura que a outra.

Mas eu, em alguns anos de reportagem, nunca tinha visto o rebatedor ser usado para gravar uma planta. Ainda mais uma plantinha tão pequena. Foi o que aconteceu num campo da Embrapa Soja, em Londrina, Paraná. Com o sol a pino, as folhinhas da parte inferior das plantas ficavam na sombra das outras folhas. Mas eram justamente elas, as folhas da parte debaixo, que nós precisávamos mostrar para explicar uma informação da reportagem.

Assim, o pézinho de soja, com menos de um mês de plantio, pode se sentir estrela por um dia e ter a luz do sol rebatida para lhe iluminar melhor.

Quer saber por que era tão importante gravar aquelas folhinhas? Assista ao Canal Rural que você vai descobrir! Uma dica: tem a ver com a seca que vem atrasando o plantio da soja em muitas regiões do país, inclusive no Paraná. Veja a reportagem que foi ao ar no Rural Notícias.

Equipe 2 da Expedição Soja Brasil gravando na Embrapa Soja, em Londrina (Roberta Silveira/Canal Rural)
Equipe 2 da Expedição Soja Brasil gravando na Embrapa Soja, em Londrina (Roberta Silveira/Canal Rural)