Sábado é dia de pegar a estrada e trabalhar
Publicada em: 28 de setembro de 2016

Sebastião Garcia
A Caravana do Projeto Soja Brasil saiu na sexta-feira de Nova Mutum na região Médio norte de MT rumo a Querência, no nordeste do estado. 1.200 quilômetros de estrada peja frente. Nós fomos na carona. Eu e o cinegrafista Pedro Silvestre saímos um dia depois.

Sábado pela manhã pegamos a estrada. No caminho tráfego intenso de caminhões e carretas, provavelmente carregadas de milho. Ou de insumos, quem sabe até sementes da nova safra de soja. Um movimento que exigiu de nós muita calma, prudência e paciência. Ultrapassar era um desafio. O vencemos. 700 quilômetros depois uma compensação. Presente da natureza aos nossos olhos. Chegamos à bela Chapada dos Guimarães. Bela pelos paredões de rochas e pelo ar de cidadezinha do interior com cara de Campos do Jordão.

whatsapp-image-2016-09-26-at-08-00

Chapada respira turismo, lojas de souvenires, restaurantes e resolvemos almoçar por ali. Pegamos a estrada e mais umas cinco horas depois estaríamos em Barra do Garças, na divisa de Goiás. Chama atenção o tráfego, bem pelo centro da cidade, de carretas e caminhões. Talvez os mesmos do início da nossa viagem na BR163. Dormimos em Barra do Garças. Pela manhã, a única certeza era que teríamos mais 400 e poucos quilômetros pela frente até chegar em Querência.

Ao final foram mais de 1200. Querência é uma cidade de 30 anos. Bem planejada, ruas largas, boas casas. Terra de gente que venceu aqui criando gado e plantando soja. A economia já veio da madeira também, mas o ciclo agora é do grão. O nome da cidade já indica a origem dos moradores. Querência é um termo que indica casa, moradia, estância, e é muito comum no RS, de onde vieram os fundadores da cidade em meados dos anos 80. E em casa nos sentiremos nós pelos próximos dois dias. Depois de rodar muito, “bora” dormir, porque amanhã tem muito trabalho.

whatsapp-image-2016-09-26-at-08-0022222

Sobre o Projeto Soja Brasil
O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de Ihara e Mitsubishi Motors.

Mais notícias do blog

Publicada em: 20 de setembro de 2018

O produtor de soja Pablo Schmidt Rosa, de Mangueirinha (PR), mostrará a cada semana como está se desenvolvendo as lavouras de sua região> desde o manejo aplicado até as dificuldades e acertos comuns de quem vive a cultura todos os anos. A cada semana novos capítulos serão acrescentados à história, além de fotos e vídeos. Vamos acompanhar esta soja?

Publicada em: 4 de julho de 2018

Evento que acontecerá em Uberlândia (MG) no dia 26 de julho, marcará o início da safra da principal cultura agrícola do país. Veja todos os detalhes deste primeiro encontro

Publicada em: 4 de abril de 2017

Sebastião Garcia Preciso dizer, antes de tudo, que me sinto um privilegiado. Privilegiado por ter participado do Projeto Soja Brasil neste ano de forma tão efetiva. De ter convivido com produtores rurais. Eu e minha equipe estivemos cada dia numa propriedade, cada dia numa cidade, numa região. Foi assim durante 20 dias no mês, durante nove […]

Publicada em: 20 de fevereiro de 2017

As fazendas que visitamos no Tocantins dão a ideia da grandeza deste estado. Passamos em duas. Uma com mais de 30 mil hectares

Publicada em: 26 de janeiro de 2017

Vivi dias de grata satisfação esta semana. Satisfação e surpresa. Começo pela surpresa. Cheguei com minha equipe no sábado, dia 21, a cidade de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, na fronteira entre Brasil e o Paraguai. A primeira imagem (e que me causou curiosidade), é dos grandes shoppings do lado paraguaio, na cidade […]