Semanas produtivas
Publicada em: 16 de agosto de 2016

Sebastião Garcia
Vai ser mais uma semana cheia essa. Cheia de trabalho, cheia de informação, de satisfação. Tão cheia quanto à última. Em cinco dias ouvimos quase uma dezena de pesquisadores, produtores rurais, gravamos horas e horas sobre os mais diversos e importantes assuntos pra quem vive, depende ou simplesmente admira a fantástica cadeia produtiva da soja.

Foi a maratona dos chamados programetes, pequenas reportagens com orientações para os produtores rurais. Os programetes vão ao ar nos intervalos da programação do Canal Rural. Com o pesquisador Alvadi Balbinot, da Embrapa, fizemos o primeiro deles desta semana. Aprendemos que a implantação da lavoura exige muitos cuidados, entre eles, atenção à qualidade da semente que o produtor vai comprar, a regulagem das máquinas que vão semear e ainda, qual deve ser o arranjo das plantas no campo.

Mais que detalhes, estes cuidados são fundamentais para o bom desenvolvimento da lavoura. Fomos até a propriedade do Sr. Adão de Pauli, um tradicional produtor do norte do Paraná, pra saber como ele tá se preparando pra próxima safra. Ele já está com tudo prontinho pra começar a plantar na primeira semana de outubro. Já regulou a semeadora, comprou as sementes, os insumos e agora espera que São Pedro ajude. “Tem que vir uma chuvinha no começo do plantio”, suplica Adão. Nas gravações com outros pesquisadores, ouvimos ainda muitas orientações para o produtor rural nesta semana. Dessecação das plantas daninhas, informações sobre o mofo branco, a resistência de fungos, os cuidados pra diminuir perdas de grãos na hora da colheita, enfim…tudo agora vai ser devidamente editado, preparado pra chegar ao produtor da melhor maneira possível, pra que seja útil para o seu trabalho já na próxima safra.

Esta semana teremos mais uma maratona de trabalho e conhecimento pela frente. Vamos gravar um programa Técnica Rural, como parte do projeto Soja Brasil. O assunto deste programa é Armazenagem de Sementes. Como deve ser feita, qual a importância, quais os benefícios. Serão dois dias de gravação intensa e mais três, pelo menos, de pré-edição. E no final, quando for ao ar, assim como os programetes, teremos a certeza de que a semana cheia valeu muito a pena. Que venham outras, tão cheias quanto e tão produtivas quanto uma boa safra, diga-se de passagem.

Sobre o Projeto Soja Brasil
O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de Ihara e Mitsubishi Motors.

Mais notícias do blog

Publicada em: 20 de setembro de 2018

O produtor de soja Pablo Schmidt Rosa, de Mangueirinha (PR), mostrará a cada semana como está se desenvolvendo as lavouras de sua região> desde o manejo aplicado até as dificuldades e acertos comuns de quem vive a cultura todos os anos. A cada semana novos capítulos serão acrescentados à história, além de fotos e vídeos. Vamos acompanhar esta soja?

Publicada em: 4 de julho de 2018

Evento que acontecerá em Uberlândia (MG) no dia 26 de julho, marcará o início da safra da principal cultura agrícola do país. Veja todos os detalhes deste primeiro encontro

Publicada em: 4 de abril de 2017

Sebastião Garcia Preciso dizer, antes de tudo, que me sinto um privilegiado. Privilegiado por ter participado do Projeto Soja Brasil neste ano de forma tão efetiva. De ter convivido com produtores rurais. Eu e minha equipe estivemos cada dia numa propriedade, cada dia numa cidade, numa região. Foi assim durante 20 dias no mês, durante nove […]

Publicada em: 20 de fevereiro de 2017

As fazendas que visitamos no Tocantins dão a ideia da grandeza deste estado. Passamos em duas. Uma com mais de 30 mil hectares

Publicada em: 26 de janeiro de 2017

Vivi dias de grata satisfação esta semana. Satisfação e surpresa. Começo pela surpresa. Cheguei com minha equipe no sábado, dia 21, a cidade de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, na fronteira entre Brasil e o Paraguai. A primeira imagem (e que me causou curiosidade), é dos grandes shoppings do lado paraguaio, na cidade […]