Roberta Silveira, repórter da Expedição Soja Brasil

Quem é nascido no Sul do país a conhece bem. Ela chama mesmo a atenção. Nas regiões mais altas e frias, esta árvore faz parte da mata nativa. A araucária também é conhecida como pinheiro-do-paraná e isto não é à toa. Desafio alguém que consiga andar pelo Estado sem ter o prazer de apreciar essa bela árvore.

Ela é alta e inconfundível. A copa tem formato que lembra uma taça. Além de bonita e imponente, este pinheiro ainda nos presenteia com um dos meus alimentos preferidos no inverno: o pinhão.

Elas são vistas nas áreas de reserva legal das propriedades rurais na região de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, por onde passou a Equipe 2 da Expedição Soja Brasil. Teimosa, ou quem sabe majestosa, a araucária aparece até no meio das lavouras de soja. É uma pena que essa árvore tão especial esteja na lista de espécies vegetais ameaçadas de extinção. Cabe a todos nós zelarmos para que ela continue deixando as paisagens do Sul do Brasil ainda mais encantadoras.

Roberta Silveira/Canal Rural
Os pinheiros-do-paraná podem ser vistos nas áreas de reserva legal das propriedades rurais na região de Pato Branco, no sudoeste do Paraná (Roberta Silveira/Canal Rural)