Um mestre chamado “Seu Áureo”

Manaíra Lacerda, repórter da Expedição Soja Brasil

Talvez quem não é jornalista não vá entender o privilégio que é ser repórter do Soja Brasil tendo ao lado um verdadeiro mestre no assunto soja, para elucidar todas as dúvidas que nós, profissionais da comunicação, enfrentamos ao viajar pelas lavouras deste país. Estou me referindo a Áureo Lantmann, engenheiro agrônomo e consultor do projeto desde a primeira edição.

Aqui, nossa missão como jornalistas é levar aos produtores rurais informações mais esclarecedoras sobre o que vemos, transformando isso em notícia. A tarefa exige conhecimento e a presença de um especialista ao nosso lado agrega um valor imensurável.

Engenheiro agrônomo e mestre em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, seu Áureo, como é carinhosamente conhecido entre nossa equipe, é pesquisador aposentado da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e foi chefe-técnico da Embrapa Soja, em Londrina, no Paraná, durante cinco anos na década de 1990. Já dá para imaginar o quanto ele entende do tema, não é mesmo?

A cereja do bolo é que, além de ótimo professor, seu Áureo é também uma companhia agradabilíssima. Imagine você que, para uma equipe de televisão, onde trabalhamos essencialmente em grupo, passar mais de trinta dias juntos, sem ver a família e longe de casa, requer flexibilidade e paciência para viver em harmonia. Nesses quesitos Seu Áureo também é mestre e traz uma leveza necessária e muito bom humor para os nossos dias.

Quando o questionei o que o faz participar do Soja Brasil todos os anos, mesmo sendo um profissional que já alcançou todas as escalas de sucesso na carreira, ele me respondeu que é uma forma de ver o outro lado da moeda, perceber como os dados de pesquisa gerados pela Embrapa são utilizadas na prática. Completou dizendo que a convivência com nossas equipes do Canal Rural representa um novo descobrimento para ele.

Seu Áureo, saiba que a descoberta diária é nossa, que temos a oportunidade de desbravar as plantações de soja deste país, tendo um mestre ao nosso lado.