Durante reportagem nos Estados Unidos, conhecemos o produtor José Edvaldo, mais conhecido por “Mosca Branca”, já que era tamanha a insistência dele sobre esse inseto durante a visita ao cinturão de grãos norte-americano

Roberta Silveira, repórter da Expedição Soja Brasil

Conhecemos o produtor rural Zé Edvaldo numa viagem aos Estados Unidos. O cinegrafista Robson Custódio e eu visitamos o cinturão de grãos norte-americano no final de agosto. Fomos com um grupo de produtores de soja de Minas Gerais e Goiás para fazer reportagens sobre o final do desenvolvimento das lavouras de lá, cerca de um mês antes da colheita. No grupo, estava o “Mosca Branca”, ops, Zé Edvaldo.

Deixa-me explicar… durante as visitas às fazendas americanas, o Zé sempre perguntava sobre a mosca branca, praga que ataca principalmente o feijão, mas que também causa estragos na soja. Tamanha era a insistência do nosso companheiro de viagem que, com o passar dos dias, ganhou o apelido.

As aventuras do “Mosca Branca” nas lavouras dos Estados Unidos renderam bons momentos de diversão para todo o grupo. E como o mundo é pequeno, o Zé que nos acompanhou nas andanças por Iowa e Illinois foi quem encontramos no primeiro dia de gravação em Minas Gerais, na segunda etapa da Expedição Soja Brasil.

Das lavouras dos Estados Unidos para o Triângulo Mineiro, a equipe da Expedição Soja Brasil reencontra o produtor José Edvaldo (Roberta Silveira/Canal Rural)
Das lavouras dos Estados Unidos para o Triângulo Mineiro, a equipe da Expedição Soja Brasil reencontra o produtor José Edvaldo (Roberta Silveira/Canal Rural)

Depois de percorrer a região Sul, agora chegamos ao Sudeste. E para recomeçar nossa jornada, num desses sinais de boa sorte, encontramos o dedicado Zé, que entende tudo de soja e também da famosa mosca branca.

Acompanhe o trajeto da Equipe 2 da Expedição Soja Brasil: