Chuva segue no Sul do país e Mato Grosso do Sul pode ter queda de granizo

Segundo a meteorologia praticamente todo o Brasil deve registrar chuvas no final de semana. Alguns bolsões do país terão tempo seco

Sexta-feira mantém a previsão de chuvas para todo o país, entretanto o volume não será elevado nas áreas que já estão com déficit hídrico por causa da estiagem. A meteorologia ainda mantém alerta para granizo no sul de Mato Grosso do Sul.

As chuvas terão mais intensidade na região oeste do Paraná, em parte de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O tempo ficará completamente seco apenas no norte de Goiás, sul do Tocantins e Piauí e interior da Bahia.

SÁBADO

SUL

No sábado, a área de baixa pressão atmosférica, que mais tarde dará origem a um ciclone extratropical e uma frente fria no Sudeste, já vai se afastando da Região Sul. Mesmo assim, ainda tem previsão de chuva e ventos moderados a fortes em grande parte do Paraná e chuva mais fraca em Santa Catarina e em parte do Rio Grande do Sul. O risco para temporais diminui no período da tarde e a chuva vai ficando mais fraca. Por outro lado, o dia já fica sem chuva e com variação de nuvens em áreas da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Uma massa de ar frio começa a avançar pelo Sul mudando a direção dos ventos para o quadrante sul e forçando o rápido declínio das temperaturas.

SUDESTE

No sábado, apesar de a primeira parte do dia ainda ser aproveitável no Sudeste, o tempo muda a partir da tarde. Uma nova frente fria se forma junto com um ciclone extratropical no oceano, e a passagem muito rápida deste sistema provoca chuvas com trovoadas em São Paulo, maior parte de Minas Gerais e Rio de Janeiro, com forte intensidade e potencial para transtornos. Além disso, o destaque será o vento intenso em todas as áreas com rajadas que podem superar os 70km/h. No litoral paulista e fluminense, os ventos serão constantes. A ventania também será esperada entre a próxima noite e madrugada. A chuva já cessa à noite, mas a sensação térmica despenca no estado de São Paulo.

CENTRO-OESTE

No sábado, o avanço de uma frente fria pelo Sudeste organiza as chuvas no Centro-Oeste, que passam a ocorrer de forma generalizada e possuem maior duração e acumulado que nos dias anteriores. Chove de forma intensa e generalizada no oeste e centro do Mato Grosso. Além disso, uma massa de ar frio acaba afetando o Centro-Oeste e diminuindo a sensação térmica, principalmente pelo Mato Grosso do Sul. Neste estado, as mínimas podem ficar na casa dos 6ºC na faixa sul. Com o dia ainda úmido, a sensação térmica fica bastante baixa.

NORDESTE

Para este sábado, a chuva se concentra do Maranhão até a Paraíba, influenciada pela Zona de Convergência Intertropical e por ventos que sopram do mar contra a costa. Além da chuva, os ventos na faixa leste da região serão de intensidade moderada. A sensação de calor continua em todo o interior da Região. Na Bahia, além do tempo mais firme se espera subida das temperaturas.

NORTE

No sábado, um corredor de umidade retorna para áreas do centro e sul da Região e voltam as pancadas de chuva com trovoadas no Amazonas, Acre e Rondônia. Apenas o Tocantins é que tem menor condição para chuva.

DOMINGO

SUL

O domingo já tem avanço de uma massa de ar frio que deixa o tempo firme e muito frio tanto pela manhã quanto à tarde na maior parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A exceção fica por conta do alto da Serra Geral e em áreas litorâneas, que seguem com umidade, eventual condição para chuva fraca e ventos que ainda sopram fortes. Ainda há risco para eventual queda de alguns flocos de neve ou chuva congelada na Serra Geral, especialmente nos municípios mais altos de Santa Catarina durante a madrugada do domingo. Porém, poucos verão o fenômeno, que tende a ser isolado e acontecer apenas nos morros mais altos e longe das cidades. Além disso, os ventos serão muito fortes, na casa dos 70km/h.

SUDESTE

Domingo úmido e muito frio na Região Sudeste. As instabilidades se concentram entre Rio de Janeiro, centro e leste de Minas Gerais e Espírito Santo e continua a chover de forma mais abrangente nestes locais. Os ventos mudam de direção para o quadrante sul à medida que uma massa de ar frio começa a avançar pelo estado de São Paulo. Assim, a manhã do domingo já será gelada com temperaturas de menos de 5ºC no alto da Serra da Mantiqueira. Durante a tarde o tempo ainda úmido e nublado não deixa a tarde ficar com temperaturas altas. Será, até o momento, uma das tardes mais frias do ano no território paulista.

CENTRO-OESTE

No domingo, as instabilidades se afastam da maior parte da Região, restando mais nuvens do que chuva no Brasil Central. O destaque passa a ser a forte queda nas temperaturas. Muitos municípios do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul registrar a menor temperatura do ano tanto pela manhã quanto à tarde. Além disso, o dia ainda fica ventoso no Centro-Oeste.

NORDESTE

A chuva diminui na Bahia e a máxima da tarde se eleva cada vez mais neste domingo. Somente no final do dia é que temporais localizados retornam no extremo sul do estado. Chuvas frequentes e generalizadas seguem no Rio Grande do Norte, Ceará, norte do Piauí e Maranhão.

NORTE

No domingo, o grande destaque é a primeira friagem do ano, que faz as temperaturas caírem bastante e leva frio a Rondônia, Acre e sul e oeste do Amazonas. A chuva, inclusive, cessa nestas áreas e as temperaturas caem tanto pela manhã quanto à tarde.

Veja mais notícias sobre soja