Chuvas fracas se espalham pelo país, mas boa parte do Centro-Oeste segue seco

Segundo a meteorologia, a partir de sexya-feira esta condição muda e as precipitações darão espaço para uma forte queda nas temperaturas

A quarta-feira começa com muita nebulosidade em toda faixa oeste das regiões Sul e Sudeste do País. No Rio Grande do Sul, o deslocamento de um frente fria favoreceu a formação de instabilidades que durante a madrugada causaram chuva no centro-sul e extremo sudoeste do estado gaúcho. No amanhecer, as chuvas devem ser mais generalizadas pelo extremo sul do Brasil por causa da frente fria que influenciará também o tempo, no decorrer do dia, tanto no Sudeste como no sul Mato Grosso do Sul. No Rio de Janeiro, ventos úmidos que sopram do mar mantiveram o céu encoberto e houve registro de chuva fraca a moderada durante a madrugada. As previsões são da Somar Meteorologia.

Estados Unidos

Há previsão de chuvas fracas para as áreas de milho dos Estados Unidos, mas ela não tem força e nem continuidade. Essa situação deve durar toda esta semana e se estender até o dia 16 de agosto. Para piorar as temperaturas na região está mais elevada o que aumenta a evaporação da pouca água do solo e deixa as lavouras em condições arriscadas.

SUL

Uma frente fria vai avançar bem rapidamente no decorrer desta quarta-feira pelo Sul. Até o fim do dia tem previsão para pancadas de chuva em todos os estados da região. Na faixa oeste e nas áreas mais elevadas dos estados a chuva vem acompanhada por trovoadas e eventual queda de granizo. No Rio Grande do Sul tem previsão para rajadas de vento de moderada a forte intensidade, que podem chegar aos 60 km/h. Na parte da tarde, antes da chuva chegar, as temperaturas ficam elevadas, mas depois esfria bastante na região.

SUDESTE

O tempo abre em grande parte de São Paulo e o sol aparece ajudando a elevar as temperaturas, inclusive na capital paulista. É apenas no fim do dia que uma frente fria consegue avançar para o Sudeste e pode trazer pancadas de chuva para grande parte do estado paulista. No triângulo mineiro, a chuva ganha intensidade durante a tarde e há risco para temporais, com trovoadas e até possibilidade para granizo. O tempo fica firme apenas no Vale do Paraíba, no Rio de Janeiro, no sul e norte de Minas.

CENTRO-OESTE

Uma frente fria no Sul do Brasil vai avançar bem rapidamente em direção ao Sudeste. Com isso, a chuva ganha intensidade novamente e se espalha na região, no Mato Grosso do Sul há risco para temporais no centro-sul e oeste do estado. A chuva se espalha nas áreas ao sul do Mato Grosso e grande sul do estado de Goiás. Há chance para a chuva retornar as capitais de Goiânia e Brasília, onde faz mais de 2 meses que não chove. Nas demais áreas o tempo firme predomina e faz calor, especialmente no norte do Mato Grosso.

NORDESTE

Na quarta-feira a condição ainda é de tempo firme na maior parte do interior do Nordeste, porém desta vez a chuva avança um pouco mais nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Já no litoral leste a chuva atinge a costa com intensidade fraca e de forma intermitente ao longo do dia.

NORTE

Na quarta-feira as pancadas de chuva retornam para todo o estado do Acre e Rondônia, além da metade norte da região. Os acumulados não são elevados, mas aliviam um pouco as temperaturas. No Tocantins será mais um dia de tempo seco e quente.

Quinta-feira

SUL

Uma massa de ar polar passa a predominar pela região Sul e garante o tempo firme em todos os estados. As temperaturas vão cair bastante e tem condições para gear nas áreas serranas. No norte e no leste do Paraná ainda tem muitas nuvens, mas não deve chover. A chuva fraca ocorre apenas no litoral do Rio Grande do Sul, por causa de uma baixa no oceano. Outro destaque são os ventos no estado gaúcho, que podem passar dos 80km/h nas áreas litorâneas.

SUDESTE

Na quinta-feira a frente fria avança pelo Sudeste a chuva retorna para o Rio de Janeiro. Os volumes não devem ser elevados, mas há condição para trovoadas. Na metade sul de São Paulo tem muitas nuvens, mas não deve chover. As temperaturas ficam mais baixas novamente e esfria ainda mais durante a noite.

CENTRO-OESTE

O tempo permanece instável em grande parte da região, a chuva pode retornar na forma de pancadas isoladas, mas os acumulados não serão elevados. A nebulosidade diminui e as áreas mais ao norte alcançam temperaturas elevadas, nas demais regiões os ventos avançam de sul e por conta disso as temperaturas durante a manhã ficam mais amenas. No sul do Mato Grosso do Sul, o tempo já fica firme, devido ao avanço de uma massa de ar polar, que além de inibir as formações de instabilidades, deixa as temperaturas baixas.

NORDESTE

Tem previsão de chuva no norte do Maranhão e na faixa que vai desde o Rio Grande do Norte até as praias de Sergipe. São pancadas isoladas e com acumulados muito baixos, que ocorrem a alternadas por períodos de tempo mais firme.

NORTE

Na quinta-feira pancadas de chuva ainda atuam em grande parte da região, com exceção das áreas entre Tocantins e sul do Pará. Entre o Acre e Rondônia os ventos de sul abaixam um pouco as temperaturas no amanhecer, mas rapidamente se elevam ao longo do dia. Os ventos que sopram do Sul do País deixam as temperaturas baixas no Acre e Rondônia.

Sexta-feira

SUL

Na sexta-feira o sistema de baixa pressão se afasta pelo oceano e não deve chover em mais nenhuma área da região Sul. No entanto, ainda tem muitas nuvens na faixa leste do Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre. As temperaturas continuam baixas na região e as geadas desta vez podem ocorrer de maneira mais ampla. Durante a tarde o sol aparece e ajuda a aliviar a sensação de frio das primeiras horas do dia, mas não chega a fazer calor

SUDESTE

A frente fria se afasta para o oceano, mas a chuva continua entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, além de Minas Gerais. As pancadas são isoladas e o sol consegue aparecer ao longo do dia. Em São Paulo o tempo abre e as temperaturas ficam agradáveis na parte da tarde. Durante a noite volta a esfriar. Não deve chover também no triângulo mineiro e no norte de minas.

CENTRO-OESTE

Na sexta-feira a chuva segue concentrada entre Goiás e o leste do Mato Grosso, com acumulados baixos e que não ajudam nem mesmo a diminuir as temperaturas nestas áreas. Já nas demais áreas matogrossenses e em Mato Grosso do Sul o tempo fica firme e com sol, mas destaque para as temperaturas baixas, por causa de uma massa de ar polar que está na região Sul e que acaba influenciando também o tempo no Centro-Oeste.

NORDESTE

Na sexta-feira o tempo firme continua em grande parte do Nordeste e apenas entre as praias de Alagoas e Rio Grande do Norte, além do norte maranhense é que há condições para chover fraco e mesmo assim alternados por períodos de tempo firme. As temperaturas continuam elevadas em todos os estados da região.

NORTE

Na sexta-feira a chuva se concentra mais entre o Acre e o norte do Pará, com acumulados baixos, mas com pancadas que podem acontecer a qualquer hora do dia. O tempo fica firme em Rondônia, no sul do Pará e no Tocantins. As temperaturas ficam elevadas em toda região.

Veja mais notícias sobre soja