Chuvas permanecem até o fim de semana em todas as regiões produtoras de soja

Até no Centro-Oeste, onde os solos estavam mais secos, as precipitações devem dar um alívio e favorecer o início dos trabalhos

Terça-feira (dia 18) começa com chuva entre fraca à moderada em pontos isolados do Centro-Oeste ao Sudeste do estado, por conta de áreas de instabilidade. Aliás, nesta madrugada as chuvas mais fortes e volumosas aconteceram na região serrana do Rio. No Norte do país, as pancadas de chuva vêm acompanhadas por descargas elétricas. E nas demais áreas brasileiras, o tempo é mais estável.

SUL

Na terça-feira, o tempo fica firme na maior parte da região Sul do Brasil, exceto no leste dos três estados, onde há condição para uma chuva bem fraca e isolada. O dia amanhece com temperaturas mais agradáveis e uma sensação térmica um pouco mais elevada que nos dias anteriores. Os ventos permanecem com intensidade fraca/moderada, apenas no extremo noroeste do Paraná é que os ventos tendem a ficar com rajadas de intensidade moderada/forte.

SUDESTE

Durante a terça-feira, a chuva se espalha por quase toda a região Sudeste do Brasil, exceto extremo norte de Minas Gerais, onde o tempo mais firme segue predominando ao longo de todo o dia. Os maiores acumulados ficarão concentrados do norte paulista ao triângulo mineiro e no leste deste último estado. Nestas áreas, a chuva vem acompanhada por intensa atividade elétrica, rajadas de vento de intensidade forte e condição para queda de granizo. Atenção para o risco de ressaca em todo o litoral do Sudeste, com ondas em torno de 2,5 metros de altura, até a manhã de quarta.

CENTRO-OESTE

Na terça-feira, o tempo continua fechado em quase toda a região Centro-Oeste, exceto na faixa norte de Goiás, onde o tempo firme predomina e o calor segue durante o dia inteiro. Os maiores acumulados ficarão concentrados no Mato Grosso do Sul, onde há risco para intensa atividade elétrica, rajadas de vento de intensidade forte e queda de granizo, principalmente na fronteira com o Estado de São Paulo.

NORDESTE

Na terça a chuva segue espalhada pela faixa leste e com intensidade bem fraca. Esta chuva ocorre por conta de ventos úmidos que sopram do mar contra a costa. No Maranhão as instabilidades causam pancadas de chuva na sua metade oeste. Já na maior parte da região, o tempo firme segue predominando e a umidade relativa do ar continua baixa no meio do dia.

NORTE

Na terça-feira, o tempo permanece instável em praticamente toda a região Norte do Brasil, somente em Tocantins é que o tempo seco predomina ao longo de todo o dia. Os maiores acumulados ficarão concentrados na faixa oeste e sudeste do Amazonas.

Quarta-feira

SUL

Na quarta-feira, a agora o tempo instável acontece mais no centro-oeste da região Sul, acontecendo ainda no litoral sul gaúcho e passando pelo seu centro até o norte paranaense. Atenção para o oeste do Paraná, onde há condição para chuva um pouco mais volumosa, com potencial para descargas elétricas e rajadas de vento de intensidade moderada à forte. No Rio Grande do Sul, a chuva vem de maneira fraca e muito isolada, sem risco para transtornos. Além disso, por conta de ventos de sul, as temperaturas e a sensação térmica cai levemente, porém sem risco para extremos em nenhuma dessas regiões.

SUDESTE

Na quarta-feira, o tempo segue instável em toda a região Sudeste do Brasil, com os maiores acumulados concentrados nas áreas paulistas e mineiras que fazem divisa com o estado do Mato Grosso do Sul, aliás há até risco de granizo. A região Metropolitana de São Paulo e Vale do Paraíba, além do estado do Rio de Janeiro, permanecerá com chuva fraca, sem potencial para transtornos. As temperaturas seguem mais amenas, porém sem sensação de frio ao longo do dia.

CENTRO-OESTE

Na quarta-feira, o tempo continua instável em grande parte da região Centro-Oeste, com os maiores acumulados se concentrando na região do Mato Grosso do Sul e em parte do Mato Grosso. Somente no norte de Goiás é que o tempo permanece seco e com temperaturas elevadas, deixando a sensação de calor alta e a umidade relativa do ar baixa.

NORDESTE

Na quarta-feira, o tempo segue seco no interior da região, deixando a umidade relativa do ar baixa e uma sensação de calor alta no meio da tarde. A chuva fica concentrada apenas no extremo leste, que vai desde Alagoas até o Rio Grande do Norte, ou seja, na faixa litorânea. Esta chuva vem de forma fraca e isolada.

NORTE

Na quarta-feira, o tempo permanece instável em praticamente toda a região Norte do Brasil, com os maiores acumulados se concentrando na faixa oeste. Nesta região a chuva vem acompanhada por atividades elétricas e rajadas de vento de intensidade forte. Somente no Estado do Tocantins é que o tempo seco predomina ao longo do dia.

Quinta-feira

SUL

Para a quinta-feira, o dia continua com chuva espalhada por quase toda a região Sul do Brasil, exceto no extremo sul do Rio Grande do Sul (áreas que fazem fronteira com o Uruguai) que o tempo permanece aberto e sem condição de chuva. Os maiores acumulados ficarão concentrados no noroeste do estado do Paraná, onde há condição para intensa atividade elétrica e rajadas de vento fortes.

SUDESTE

Nesta quinta-feira, a chuva continua espalhada por quase toda a região Sudeste do Brasil, deixando somente o extremo norte de Minas Gerais com tempo aberto. Os maiores acumulados se concentram na faixa oeste do Estado de São Paulo, na divisa com Mato Grosso do Sul. Nesta região, assim como podem ocorrer em Ribeirão Preto e em Campinas, além de acumulados elevados, teremos intensa atividade elétrica, risco para rajadas de vento de intensidade forte e possibilidade para queda de granizo pontual. Por conta dessas condições, haverá o registro de transtorno.

CENTRO-OESTE

Durante a quinta-feira, área de instabilidade atingem a região Centro-Oeste e causam chuva de intensidade forte, com acumulados elevados, rajadas de vento forte, intensa atividade elétrica e possibilidade para granizo. Essas áreas se concentram em grande parte do estado do Mato Grosso do Sul, com condição para avançar para o sul de Goiás e do Mato Grosso, além da áreas que fazem divisa com o estado de São Paulo, até a faixa oeste paulista.

NORDESTE

Na quinta-feira, o tempo seco predomina no interior da região Nordeste, deixando a umidade relativa do ar baixa e aumentando ainda mais a sensação de calor. A chuva fica concentrada apenas na faixa litorânea Nordestina e no extremo oeste maranhense.

NORTE

Na quinta-feira, o tempo continua instável em quase todos os estados da região norte do brasil. Os maiores acumulados continuam concentrados na faixa oeste, além disso, esta chuva vem acompanhada por altos volumes, intensa atividade elétrica e rajadas de vento de intensidade forte. Somente em Tocantins que o tempo seco continua predominando.

Veja mais notícias sobre soja