Chuvas só devem retornar ao Paraná após dia 15 de dezembro
Publicada em: 5 de dezembro de 2018

Segundo a meteorologia, boa parte do estado deve ter tempo firme nesta primeira metade do mês, com algumas exceções. Confira a previsão!

Em dezembro as chuvas serão mais irregulares no Paraná, aponta a meteorologia. As precipitações devem ocorrer com maior volume apenas na segunda quinzena do mês. Normalmente chove neste período algo entre 150 e 200 milímetros. E, mesmo com a perspectiva de El Niño, os volumes acumulados terão 40 milímetros a menos que a média.

Em Toledo, no oeste do estado serão 15 dias com chuvas até o dia 4 de janeiro, mas ela ficam concentradas na segunda quinzena do mês, com volumes acumulados que podem superar os 250 milímetros.

No centro-norte do estado, em Campo Mourão, as precipitações também começarão a acontecer após o dia 16 de dezembro. Serão 15 dia de chuvas até o dia 4 de janeiro, com volumes acima dos 270 milímetros acumulados.

Em Guarapuava a situação é um pouco diferente. Por lá as chuvas até vem antes, mas com volumes pouco significativos. Pancadas mais fortes só a partir do dia 16 de dezembro. Ao todo serão 19 dias com chuvas e 240 milímetros acumulados.

Também no oeste do estado, em Cascavel, os volumes acumulados devem superar os 260 milímetros acumulados, em 15 dias de chuvas, que também devem começar depois de 15 de dezembro.

Por fim, em Mandaguari, no norte do Paraná, o volume de chuvas será acima dos 270 milimetros divididos em 16 dias. E, assim como os demais, também devem acontecer somente depois do dia 16 de dezembro.

Veja mais notícias sobre soja

Sobre o Projeto Soja Brasil
O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de Ihara e Mitsubishi Motors.

Mais notícias do Projeto Soja Brasil

Publicada em: 9 de dezembro de 2018

Um estudo liderado pela entidade apontou que seguir as orientações Manejo Integrado de Pragas traria uma redução nos custos e elevaria a rentabilidade

Publicada em: 7 de dezembro de 2018

Cooperativas do Paraná: Caravana Soja Brasil chega a Mandaguari nesta segunda

Publicada em: 7 de dezembro de 2018

Especialistas dão dicas sobre como devem ficar as negociações diante da crise vivida entre China e Estados Unidos e do novo governo brasileiro

Publicada em: 7 de dezembro de 2018

A expectativa positiva em torno da trégua comercial entre Estados Unidos e China foi arranhada após a prisão da executiva chinesa de uma empresa chinesa de telecomunicações

Publicada em: 7 de dezembro de 2018

Segundo a Somar Meteorologia, a região Sul terá trégua das precipitações, enquanto o Centro-Oeste segue com muitas instabilidades espalhadas durante o dia