Colheitadeira de soja quase pega fogo e trabalho recomeça seguido por tanque d’água

Funcionários notaram o problema e evitaram que incêndio destruísse maquinário. Apesar do susto, a colheita recomeçou, mas de maneira inusitada. Veja fotos e vídeos!

Daniel Popov, de São Paulo
Não foram poucos os relatos de colheitadeiras pegando fogo Brasil afora. E nesta quarta-feira, dia 14 de março, essa cena quase se repetiu, mas os funcionários conseguiram evitar. Para não correr mais riscos, após o conserto do problema, optou-se por fazer a colheita da soja acompanhado por um trator puxando um tanque de água.

Na maioria dos casos relatados pelo país, o problema foi ocasionado por infiltração de palha na área do rotor da máquina e excesso de calor, fazendo com que o fogo se alastrasse rapidamente.

No caso desta quarta, uma sucessão de fatos fez com que o final fosse mais feliz. O primeiro é que o funcionário da fazenda, Gabriel Nascimento, que acompanhava os trabalhos de colheita, notou rapidamente o problema e pediu para que o operador parasse a máquina para averiguação.

“A gente estava acompanhando a colheita e sentimos um cheiro de queimado. Além disso, reparamos que a máquina estava soltando labaredas de fogo pela parte de trás e logo ligamos para o operador e pedimos para que ele parasse tudo”, conta Nascimento. “Foi um grande susto.”

Naquele momento, eles abriram as tampas laterais do maquinário para apagar as chamas que já começavam a se alastrar. “Foram três extintores para conseguirmos conter, mas graças a Deus deu tudo certo”, diz.

Apesar do susto, o incêndio foi contido e apenas alguns sensores foram queimados. O mecânico afirmou que o problema foi um curto-circuito, mas os funcionários acreditam que causa foi infiltração de palha. Após alguns reparos, como a colheita não pode esperar, a máquina foi colocada no campo novamente, mas com uma diferença.

Leia também:
Caminhoneiro tenta levar colheitadeira com a plataforma engatada, acerta poste e destrói máquina
Colheitadeira dá problema e descarrega 50 sacas de soja no chão

“Resolvemos ficar em alerta, acompanhado os trabalhos com um trator puxando um reservatório de água, para garantir”, afirma Nascimento.

Após o reinício parece que tudo ficou bem e a máquina não apresentou mais problemas, como é possível notar no vídeo enviado pelo funcionário. “Agradecemos, dessa vez estávamos no lugar certo e na hora certa”, conta.

Veja o vídeo da colheira recomeçando!

Veja mais notícias sobre soja