Comercialização antecipada da soja está muito atrasada em MT

Segundo dados do Imea, as vendas do grão nesta temporada estão 12,9% mais atrasadas que a média dos últimos 5 anos

Estadão Conteúdo
A comercialização antecipada da safra de soja 2017/2018 de Mato Grosso avançou 3,7% em um mês e atingiu 42,4% da produção esperada para o Estado, apontou o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). “Com isso, as vendas já apresentam um atraso de 12,9% em relação à média das últimas cinco safras”, destacou o Imea.

A região que apresenta o maior porcentual já negociado é o oeste de Mato Grosso, com 48,15%. O menor avanço na comercialização ocorreu no norte e sudeste do Estado. Segundo o Imea, nessas regiões ocorreram as maiores quedas no preço médio em relação ao mês anterior. Ainda conforme o Imea, a comercialização da safra 2016/17 de Mato Grosso avançou 1,28 ponto porcentual, para 98,79% da safra.

Com relação ao milho, a negociação antecipada da safrinha 2017/18 mato-grossense alcançou 19,98% da produção esperada até o mês de dezembro, um avanço de 3,5 pontos porcentuais ante novembro. “As incertezas quanto às condições climáticas no período de desenvolvimento da safra e a falta de direção dos preços continuam dificultando a fluidez de novos negócios, enquanto as variações na CME (Bolsa de Chicago) e no dólar também não têm dado suporte necessário às ofertas”, disse o instituto.

Segundo o Imea, a expectativa é que a cautela persista entre os vendedores. “Os próximos meses serão decisivos para o desenvolvimento da safra e devem exigir atenção às condições climáticas e aos trabalhos de campo.”

Veja mais notícias sobre soja