Conheça o projeto de gestão sustentável que conquistou a Europa

Soja Plus faz sucesso e a expectativa é que mais de mil fazendas de Mato Grosso farão parte do projeto neste ano

Sebastião Garcia
É um nicho de mercado, mas os resultados estão chamando a atenção. O programa que capacita produtores para gestão nas propriedades com foco em questões econômicas, ambientais e sociais, Soja Plus, terá um crescimento bastante rápido neste ano. A expectativa inicial é que pelo menos mil propriedades devem aderir ao programa neste ano, ainda mais que a Europa, um dos principais compradores de soja sustentável, assinou neste ano um memorando de entendimento reconhecendo o Soja Plus.

No ano passado, antes de o continente reconhecer mundialmente o programa, as exportações para lá somaram mais de três milhões de toneladas da soja produzida em Mato Grosso. Os três maiores países consumidores foram Espanha com 912 mil toneladas, Holanda com 826 mil toneladas e Noruega com 282 mil toneladas. Segundo a Aprosoja, essa assinatura do memorando representa um passaporte de livre acesso da soja brasileira para o mercado europeu. “Todo mundo ganha com isso. A população, os produtores, ganha a minha família, a família dos meus funcionários. O melhor lucro, eu digo que fica com as pessoas”, afirma o produtor Alexandre Schenkel.

Schenkel também é membro da diretoria da Aprosoja-MT, e fala dos benefícios do programa Soja Plus, que estabelece diretrizes de gestão nas propriedades visando uma produção sustentável. Criado em 2011 o projeto conta hoje com mais de 1,1 mil produtores cadastrados, o que representa uma área de 1,6 milhão de hectares em Mato Grosso.

O produtor Alexandre Schenkel adquiriu sua fazenda em 2012 e fez algumas adaptações quando aderiu ao programa. O alojamento dos funcionários foi reformado, o local onde fica o tanque de combustível foi coberto. Foi construído um depósito de embalagens vazias de acordo com as normas, e no galpão das máquinas, as orientações e procedimentos de segurança estão ao alcance dos funcionários. “Todo o manejo que estamos fazendo aqui maximiza a utilização do solo. Fazendo uma, duas safras, plantando culturas diferentes e tendo produções altíssimas. Isso tudo sem tirar a atenção com o nosso sistema”, conta ele.

O trabalho feito na lavoura de Schenkel tem relação direta com o programa Soja Plus, que tem a expectativa de atrair outros mil produtores neste ano. “Depois de implantado o projeto Soja Plus na fazenda, a gente faz todo o levantamento, verifica quais os pontos positivos que a fazenda tem, o que precisa ser melhorado, faz a implantação dos nossos materiais de auxilio à gestão, que são estas placas de sinalização, entre outros materiais e acompanha a evolução na propriedade”, garante Murilo Moreira, supervisor de projetos Aprosoja-MT.

Veja mais notícias sobre soja

chamada whatsapp