Consultoria estima supersafra de soja de 115 milhões de toneladas

Se a perspectiva se confirmar esta será a maior safra já colhida no país em toda a história. Produtividades altas e poucas perdas justificam o otimismo

A produção brasileira de soja em 2017/2018 deverá totalizar 115,6 milhões de toneladas, com aumento de 1,2% sobre a temporada anterior, que ficou em 114,2 milhões de toneladas, segundo previsão da consultoria Safras & Mercado.

Na comparação com o relatório anterior, houve uma elevação de 1,079 milhão de toneladas. Em 18 de dezembro, a estimativa era de 114,5 milhões de toneladas.

Você já viu?

Com as lavouras em fase de colheita, a consultoria indica aumento de 4,3% na área, que ficou em 35,2 milhões de hectares. Em 2016/2017, o plantio ocupou 33,815 milhões de hectares. O levantamento indica que a produtividade média deverá passar de 3.395 quilos por hectare para 3.296 quilos.

Segundo o analista Luiz Fernando Gutierrez, o aumento na produção se dá novamente por ajustes nas produtividades esperadas, principalmente para estados do Sudeste e do Centro-Oeste. “Mesmo com alguns ajustes negativos nas áreas semeadas em alguns estados do Sul, Centro-Oeste e Sudeste, a produção esperada continua sendo recorde”, afirma.

As condições para o desenvolvimento da safra foram muito positivas em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, o que trouxe um grande potencial produtivo para estes estados. “Dessa forma, esperamos produtividades ainda melhores que as estimadas anteriormente”, lembra o analista.

No Sul e no Mato Grosso, as condições foram satisfatórias e as produtividades devem ser de regulares a boas, assim como no Norte e no Nordeste do país. A safra brasileira, de uma forma geral, se desenvolve muito bem, salvo problemas pontuais como excesso de umidade em alguns pontos do Paraná e Mato Grosso.

Veja mais notícias sobre soja