Consultoria revisa previsão e eleva safra de soja 2016/2017

Segundo levantamento, área deve permanecer praticamente igual, mas clima pode favorecer aumento de produção

Daniel Popov, com informações da Agência Estado
Previsão de clima favorável e revisão dos números de Mato Grosso do Sul , ajudam a elevar a nova estimativa realizada pela consultoria INTL FCStone a respeito da colheita de soja no Brasil, para 102 milhões de toneladas.

A consultoria destacou em nota, que as condições de desenvolvimento das lavouras são boas, apesar da preocupação com o clima no Sul do País, principalmente no Rio Grande do Sul, que poderia ficar mais seco nos próximos meses, sob os efeitos do fenômeno climático de La Niña. “Por enquanto, os produtores não esperam perdas irreversíveis”, destaca a consultoria.

A área de plantio está estimada em 33,585 milhões de hectares, em comparação com 33,538 milhões de hectares no levantamento de novembro. “O plantio da soja foi bastante adiantado em algumas regiões, com destaque para Mato Grosso, o que amplia consideravelmente a área potencial para a semeadura da segunda safra de milho dentro da janela ideal”, avalia a analista de mercado da consultoria, Ana Luiza Lodi.

Com isso, a INTL FCStone prevê uma safra de milho de 91 milhões de toneladas, um recorde para o país. A área plantada com o cereal, deve registrar um aumento de 7,5% em relação ao ciclo 2015/2016, uma vez que os preços internos ainda se encontram mais fortalecidos em relação ao mesmo período de anos anteriores.

Veja mais notícias sobre soja