Custo por hectare em Mato Grosso é o maior da safra 2018/2019

A elevação se deve, principalmente, à alta nos preços dos fertilizantes, com destaque para o potássio, que tem menor oferta global

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou na última semana o novo custo de produção para a safra 2018/2019 de soja no estado, referente ao mês de março. Com isso, o custo total passa a ser de R$ 3.530,65 por hectare, o que representa um crescimento de 2,2% em relação à divulgação anterior.

Cabe salientar que um conjunto de fatores impactou no crescimento dos custos neste mês, tendo como destaque a alta nos preços dos fertilizantes, principalmente potássicos e fosfatados, em decorrência da menor oferta mundial de potássio, nutriente do qual o Brasil tem grande dependência. Além disso, os maiores custos na produção da China para defensivos também afetaram em alguns inseticidas aqui no país.

Assim, apesar de o custo total ainda estar 2,9% abaixo quando comparado ao da safra anterior, a nova divulgação de março já se tornou a maior para a safra 2018/2019, até o momento, o que demanda atenção do produtor mato-grossense.

Veja mais notícias sobre soja