Dourados (MS) recebe preparativos finais para Abertura Nacional do Plantio de Soja 2014/2015

Evento terá transmissão do Canal Rural e do C2 Rural e contará com a presença do ministro da Agricultura, Neri Geller

Marcelo Lara | Dourados (MS)

Nesta quarta, dia 24, a partir das 10h30 ocorre na cidade de Dourados, em Mato Grosso do Sul, a solenidade da Abertura Nacional do Plantio de Soja da Safra 2014/2015. Hoje, o dia foi de preparativos para receber as autoridades que vão participar do evento. O Canal Rural e o C2 Rural transmitem para todo o Brasil.

A abertura oficial da safra 2014/2015 terá dois grandes momentos. O primeiro no pavilhão do Parque de Exposições de Dourados, que teve um dia de muito trabalho para a montagem dos estandes do evento. O local vai funcionar como uma exposição, que conta também com um auditório em que as autoridades locais e do agronegócio vão marcar presença. Entre eles estará o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, e o governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli.

• Veja a programação do primeiro dia da Abertura Nacional do Plantio 2014/2015

Depois, o principal momento, será próximo do local do evento que haverá o plantio simbólico, marcando oficialmente a abertura de uma nova safra. O consultor técnico do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) Lucas Galvan explica a importância do evento para a região.

– Este evento mostra a importância do nosso Estado. Dourados é um grande município produtor e faz parte da região sul do Estado, que representa mais de 70% da área plantada de Mato Grosso do Sul. É um momento de muita expectativa para o produtor, nós tivemos os últimos anos com bons resultados e esperamos que este seja um bom ano também – comenta Galvan.

• Neri Geller acredita que sojicultores terão boas oportunidades de negócios em 2014/2015

Para Galvan, solenidades como estas reforçam a importância do agronegócio brasileiro dentro da política do país.

– Sem dúvida. Hoje a agropecuária não pode sair do discurso político. É uma das principais atividades, uma atividade que tem obtido resultados positivos na balança econômica e tem que ser assunto de qualquer ambiente político e técnico do Brasil, pela sua importância na geração de empregos e na geração de renda para toda a economia do Brasil – acrescenta.

Plantio de refúgio

Máquinas já estão prontas para fazer o plantio simbólico, realizando o cultivo do refúgio (Canal Rural/Reprodução)
Máquinas já estão prontas para fazer o plantio simbólico, realizando também o cultivo do refúgio (Canal Rural/Reprodução)

Durante o plantio simbólico na tarde desta quarta, haverá também o cultivo de refúgio para conscientizar os produtores sobre a importância do método. Ainda não existe uma regulamentação sobre este mecanismo, mas o ministro Neri Geller deu até o dia 10 de outubro para uma definição.

– Para preservar a tecnologia de resistência a insetos e às pragas, nós temos que ter a adoção do refúgio, onde o produtor destina certa quantidade de área sem a presença daquela biotecnologia, sem a presença daquela resistência à lagarta para que a tecnologia se perpetue por mais tempo. Aqui, no plantio, nós teremos um exemplo prático de como plantar o refúgio – explica Lucas Galvan.

Já no período da tarde, haverá o primeiro Fórum Soja Brasil do evento, que vai tratar dos cenários da próxima safra. Especialistas vão falar de mercado, clima, custos e políticas para o setor. Na quinta, dia 25, terá um debate mais técnico, sobre pragas e doenças na cultura da soja.

Veja a reportagem completa:

Soja Brasil em Mato Grosso do Sul
A realização do roteiro do Soja Brasil em Mato Grosso do Sul tem a parceria da Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado) e da Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS).