El Niño será benéfico para o sojicultor em 2015/2016

Durante Fórum Soja Brasil, meteorologista Desirée Brandt traçou as perspectivas climáticas para o próximo ciclo

Como será o clima para o próximo ciclo? A meteorologista da Somar Meteorologia Desirée Brandt traçou um panorama para as principais regiões produtoras para a safra 2015/2016. O El Niño trará impactos no início do plantio, mas, de forma geral, poderá ajudar a sojicultora brasileira.

– É encarar muita água pela frente, mas terá menos riscos de estiagens no momento de germinação. O El Niño virá mais para ajudar do que atrapalhar – ressalta Desirée.

O fenômeno climático deve ganhar força entre outubro e novembro, mas as tempestades não deverão castigar o Brasil. Segundo a meteorologista, haverá reforço de chuva na primavera, com volumes acima da média. O El Niño deverá acabar apenas no começo de 2016.

– Nesta época, os grandes volumes de chuva começam a migrar do Sul para o Nordeste do país – explica.

Centro-Oeste
A chuva que o produtor espera em setembro, período de início do plantio, não deverá vir com força neste início de ciclo. A previsão é de a intensidade de chuvas comece do meio de outubro até novembro.

Matopiba
A região que compreende Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia será de chuvas irregulares no começo do ciclo. Tempo só irá melhorar a partir de novembro.

Confira a entrevista da meteorologista Desirée Brandt:

Soja Brasil no Paraná
O projeto tem parceria da Aprosoja Paraná, do Sindicato Rural de Toledo, da Prefeitura Municipal de Toledo, Sancor Seguros, da Unimed Costa Oeste e do Sicredi Oeste Paraná.

>>> Veja mais notícias sobre soja