Embrapa apresenta nova variedade de semente com tecnologia Bt

Cultivar BRS1001 IPRO deve chegar ao produtor já na próxima safra

Sebastião Garcia | Cascavel (PR)

A Embrapa também vai entrar no mercado de sementes com a tecnologia Bt. A nova cultivar foi desenvolvida pela instituição e foi apresentada no Show Rural Coopavel, no Paraná. A variedade deve estar à disposição dos produtores já na próxima safra.

• Clima prejudica e diminuirá produtividade em Toledo (PR)

O produtor rural Paulo Pinto de Oliveira Filho está muito satisfeito com a soja cultivada nesta safra. Ele ainda não colheu, mas a expectativa de rendimento acima de 70 sacas por hectare. A semente utilizada foi desenvolvida pela Embrapa. É uma soja Intacta, com tecnologia Bt desenvolvida pela Monsanto que tem resistência ao glifosato e tolerância às principais lagartas da soja.

Oliveira Filho cultivou em 600 hectares no centro-oeste do Paraná, cerca de 30 hectares com a cultivar nova.

– No próximo ano eu vou aumentar a área de plantio, tivemos um resultado muito bom – afirma.

O sojicultor participou do lançamento da nova semente Intacta da Embrapa nesta terça, dia 03, no Show Rural Coopavel, no Paraná. A variedade foi batizada como BRS1001 IPRO e é resultado de oito anos de pesquisa. A pesquisadora Divania Lima participou dos estudos.

– Em média, quando a gente trabalha com um material pronto, levamos de oito até dez anos para ter certeza que as combinações feitas darão certo – ressalta.

O novo produto foi cultivado em quatro mil hectares, distribuído entre Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso. Essa área deve render entre 80 mil e 120 mil sacas, que já estarão na próxima safra à disposição dos produtores. E tem um diferencial importante: conta com a experiência e credibilidade da maior instituição de pesquisa agrícola do Brasil

Esse fator, aliás, pesou nas negociações entre a empresa detentora da tecnologia, diz o gerente comercial da Monsanto Fabiano Oliveira. Pelo menos dez empresas trabalham com a soja Intacta no Brasil. A Embrapa é a maior delas.

– Sem dúvida nenhuma, pela tradição e experiência da Embrapa. A expectativa da Monsanto é levar essa tecnologia para mais produtores – comenta Oliveira.

Foram 17 produtores escolhidos para utilizar a nova semente. Eles fazem parte da Fundação Meridional, que coordenou o desenvolvimento da cultivar no campo. Luiz Meneghel Neto é o presidente da Fundação, ele diz que foram 90 toneladas e que a experiência foi um sucesso.

– Essa variedade vai proporcionar ganhos monstruosos ao produtor e esse é o objetivo. Queremos que o agricultor consiga mais receita após a colheita – destaca o dirigente.

No país, 28 milhões de sacas de soja são colocadas no mercado todo ano. Apenas 10% com a tecnologia Bt. Por enquanto, lembra o gerente regional da Embrapa Produtos e Mercado, Luiz Carlos Miranda. Ele se diz orgulhoso da adesão da empresa à nova tecnologia.

– Nós estamos convictos que não é só mais uma novidade, é uma tecnologia que leva boa perspectiva de produtividade para o agricultor – reforça.

Clique aqui e veja o vídeo da reportagem.

>>> Veja mais notícias sobre soja