Embrapa lança três cultivares de soja convencional de alta produtividade
Publicada em: 10 de fevereiro de 2019

Foto: Carlos Santos

Empresa já possui cultivares da oleaginosa não transgênica espalhadas por todo país. Consulte o mapa e verifique quais atendem a sua região!

A Embrapa segue na tarefa de auxiliar os produtores com o lançamento de novas variedades de soja convencionais com alta produtividades para diversas regiões no país. Tanto que até possui um mapa completo com as cultivares já lançadas. Em janeiro deste ano a Embrapa lançou, em conjunto Caramuru Alimentos, três cultivares de soja convencional de alta produtividade para o estado de Goiás.

As cultivares possuem tipo de crescimento indeterminado, resistência ao acamamento, ótima estabilidade de produção e alto potencial produtivo. Entre os destaques das cultivares estão

1 – ótima estabilidade de produção apresentada pela BRS 517

2 – alto potencial produtivo da BRS 519

3 – precocidade da BRS 533

“As cultivares de soja convencionais da Embrapa, além de apresentarem excelente potencial de produtividade, podem ser utilizadas para refúgio de áreas com predomínio de soja com tecnologia Intacta”, destaca o pesquisador da Embrapa Soja, Roberto Kazuhiko Zito.

Segundo a Embrapa, atualmente, o produtor tem poucas opções para utilizar nas áreas de refúgio. Por isso, as cultivares poderão atender a essa demanda com bastante eficiência. “Além disso, por serem convencionais, é possível obter prêmio na comercialização dos grãos”, reforça Marcos Melo, gerente de insumos da Caramuru.

Cultivares em todo o país

A Embrapa se preocupa bastante em oferecer alternativas para quem pretende plantar soja convencional no país ou mesmo fazer o refúgio. Tanto que desde 2009 desenvolve ações neste sentido, junto com a Aprosoja, através do programa Soja Livre.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Soja, Rodrigo Brogin, que também é um dos membros do grupo gestor do Programa Soja Livre, todos os anos são promovidos eventos para apresentar as novas opções de cultivo com alto potencial produtivo, resistência aos nematoides de cisto e de galha, dentre outras características importantes que contribuem para o aumento da renda do produtor. “Estas características chamam a atenção dos produtores de soja convencional e também daqueles que precisam solucionar seus problemas a campo e aumentar sua margem de lucro”, destaca Brogin.

Veja abaixo o mapa dos estados que já possuem cultivares convencionais


Achou interessante, quer saber mais sobre estas variedades? Confira aqui cada uma!

Veja mais notícias sobre soja

Sobre o Projeto Soja Brasil
O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de Ihara e Mitsubishi Motors.

Mais notícias do Projeto Soja Brasil

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

Embate comercial entre China e Estados Unidos e câmbio enfraquecido limitam a perspectiva de alta nas cotações do grão no Brasil. Entenda o caso!

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

Por conta disso, previsão de safra apresentada foi pequena. Clima segue como fator importante para o desenvolvimento final de parte das lavouras do RS, SC e Matopiba

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

No porto de Paranaguá a saca da oleaginosa se desvalorizou R$ 2. Enquanto as praças do interior apresentaram estabilidade. Sexta abre com Chicago em alta e dólar em queda

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

Na região Sudeste a condição é de muitas chuvas, assim como no Centro-Oeste e Nordeste do país. Confira a previsão para 15 dias em municípios de cada região! Você também pode pedir a previsão do tempo para sua cidade, veja como!

Publicada em: 14 de fevereiro de 2019

Média esperada nas áreas semeadas é de até 55 sacas por hectare. Entenda o embargo que proíbe a comercialização do que vem sendo colhido! Setor produtivo apoia indígenas nesta causa