Embrapa Soja percorre estados produtores para aprimorar pesquisa

Projeto Prospecsoy pretende levantar, até 2017, as principais demandas da cadeia produtiva do país, para traçar novas prática para transferência de tecnologias

A produção de soja no país tem muitos contratastes. Afinal, produzir em mais de 16 estados, dentro de um território com dimensões continentais, que possui diferenças de solo, de pressão atmosférica e, até mesmo, de estações do ano, não é fácil. Para entender a necessidade do sojicultor brasileiro, a Embrapa Soja iniciou o Projeto Prospecsoy, uma pesquisa que busca identificar as demandas dos produtores rurais.

O projeto começou neste ano, e os técnicos vão trabalhar dois anos entrevistando sojicultores de todo o Brasil, para conseguir conhecer melhor as demandas de cada estado. O pesquisador Marcelo Hirakuri explica que a proposta é um pouco diferente de uma análise estratégica, pois o objetivo é entender a cadeia produtiva para elaborar métodos de transferência de tecnologia e para que a Embrapa alinhe suas pesquisas com as reais necessidades do agricultor.

– Nós esperamos ter informações, para traçar estratégias de transferência de tecnologia, alinhar as pesquisas da Embrapa Soja e propor políticas públicas. A gente visa derrubar alguns gargalos da cadeia produtiva da soja, tornar a soja mais competitiva, fazer com que os produtores tenham maior capacidade e se tornem mais forte – afirma o pesquisador.

• Confira dicas para o período de pré-plantio da soja

Algumas demandas os pesquisadores já conhecem. Em Mato Grosso, principal estado produtor, o problema é logístico. No Rio Grande do Sul, a necessidade é de sistemas para o cultivo sobre área de encharcamento. Em Sergipe e Alagoas, a demanda é por conhecimento. Na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), existe a necessidade de sistemas mais viáveis de produção.

– Nós definimos 17 estados para trabalhar, em torno de 30 regiões. A primeira foi no Pará. Estamos indo para a Bahia e queremos trabalhar todo o centro-norte do país. Ano que vem, vamos trabalhar o centro-sul. Em 2017, a gente realiza todas as análises e devemos escrever um livro com as demandas, estratégias de transferência e alinhamento das pesquisas – explica Hirakuri.

O produtor que deseja participar do Projeto Prospecsoy deve seguir os seguintes passos: entre em contato com a Embrapa Soja; participe de fóruns e encontros técnicos; e relate possíveis problemas em sua lavoura.

Confira:

>>> Veja mais notícias sobre soja