Votação para o Personagem Soja Brasil termina nesta terça

O concurso cultural Personagem Soja Brasil pretende valorizar pessoas envolvidas na cadeia produtiva do grão e que possuem uma contribuição decisiva para o desenvolvimento e a história da soja no Brasil.

O Canal Rural convidou os seus parceiros, patrocinadores e apoiadores para ajudar na indicação dos personagens, que são referência em suas comunidades. Os indicados tiveram suas histórias gravadas e foram exibidas ao público do Canal Rural através do site especial Soja Brasil, no Rural Notícias e no Mercado & Companhia. A votação se encerra às 18h do dia 1º de março.

O público vai escolher o Personagem Soja Brasil na safra 2015/2016. Uma Comissão Julgadora do projeto vai escolher um concorrente como referência em pesquisa e outro profissional como referência em produção. Os vencedores serão homenageados durante o fórum de encerramento desta edição do Projeto Soja Brasil, em abril de 2016, em Mato Grosso do Sul.

Conheça os participantes (em ordem alfabética):

Carlos Arrabal Arias, pesquisador

A contribuição do pesquisador Carlos Arias para a cultura da soja no país foi o desenvolvimento da primeira soja transgênica 100%, a Cultivance. Arias lidera o projeto de pesquisa de cultivares da Embrapa Soja. Sua liderança é considerada a responsável pelo sucesso das plantas desenvolvidas pelo instituto de pesquisa.

Carlos Pitol, pesquisador

O engenheiro agrônomo e pesquisador da Fundação MS Carlos Pitol é especialista em manejo de solo. Seu trabalho foi conseguir avaliar e adaptar variedades de soja para Mato Grosso do Sul e o Centro-Oeste brasileiro. É reconhecido como um difusor de conhecimento e um dos responsáveis pelo sucesso da sojicultura no Cerrado brasileiro.

Henrique Menarim, produtor rural

Nascido em Castro (PR), o agricultor Henrique Menarim é um adepto da soja convencional. Seu trabalho como produtor de sementes é desenvolver variedades de soja com alto teor de proteína, para que seja utilizada no consumo humano. Menarim tem como característica o trabalho sustentável na sua propriedade, sendo um agricultor exemplo para seus colegas.

João Gilioli, pesquisador

O especialista em melhoramento genético João Gilioli é um desbravador. Ele é um dos responsáveis por adaptar as primeiras cultivares de soja no norte de Goiás e no Tocantins, a semente FT Cristalina. Seu trabalho possibilitou a expansão da soja na fronteira agrícola do Matopiba [Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia].

José Roberto Brucceli, produtor rural

O produtor rural de Rio Verde, Goiás, José Roberto Brucceli é uma das principais lideranças da região. Ele foi um dos que apostaram no crescimento do Centro-Oeste e trabalhou muito para construir sua vida no estado. Há 20 anos atuando no sindicalismo rural, um dos grandes feitos de seu trabalho foi conseguir renegociar a dívida dos produtores rurais após um surto do cancro da haste. Além disso, é reconhecido como um incentivador da educação no município, inclusive ajudando a construir escolas na cidade.

Leandro Zancanaro, pesquisador

A atuação de Leandro Zancanaro no comando da pesquisa de nutrição de solos na Fundação MT é decisiva para que o estado lidere a produção de grão no país. O trabalho de Zancanaro e sua equipe é conseguir que o solo do Cerrado aproveite o máximo de nutrientes possíveis, para que resulte em mais produtividade. A transferência de tecnologia promovida pela Fundação MT é um dos exemplos da atividade do pesquisador.

Maurício De Bortoli, produtor rural

O agricultor Maurício de Bortoli tinha uma ideia fixa desde os 10 anos, estudar agronomia para tocar os negócios da família. Essa dedicação pelo trabalho no campo inspira outros produtores e os funcionários de sua propriedade. A busca pela inovação deu frutos: Bortoli ganhou por duas vezes o Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja em área irrigada, alcançando mais de 97 sacas por hectare.

Narciso Barison, produtor rural

Uma das lideranças dos produtores de sementes no país, Naricso Barison é um agricultor que sempre buscou a perfeição. A procura por melhores rendimentos fez com que Barison fosse um dos pioneiros na adoção de cultivares transgênicas no Brasil. Atualmente seu trabalho na Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem) é reconhecido como um caso de sucesso.

Vote aqui!