Fim de semana terá algumas chuvas para a região Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Segundo a meteorologia, volumes serão pequenos, mas já ajudam a melhorar os índices de umidade do ar que estão críticos. Veja a previsão completa!

Os baixos índices de umidade do ar em muitos estados do país. A razão é um bloqueio atmosférico que impede a entrada das nuvens nestas regiões. Existe uma frente fria que vai conseguir avançar do Rio Grande do Sul, para o Paraná, Santa Catarina e até parte de São Paulo, mas isso só no fim de semana. Até lá, o tempo segue firme em praticamente todos os estados, inclusive em boa parte do Rio Grande do Sul.

Nesta quinta, dia 19, as imagens de satélite mostram poucas nuvens sobre a maior parte do país, que continua sob atuação de uma massa de ar seco. Só tem nuvens carregadas no leste do Nordeste e na faixa norte do Brasil. Os radares da aeronáutica indicam, no momento, chuva fraca entre no nordeste da Bahia, Sergipe e o sul de Alagoas, enquanto núcleos intensos atingem Roraima

SUL

O sol predomina entre poucas nuvens na maior parte da região Sul na quinta-feira (19). A chuva ocorre apenas entre o fim da tarde e noite em áreas da fronteira sul gaúcha com potencial para ventanias e trovoadas, devido a aproximação de uma frente fria que se forma na altura do Uruguai. Além disso, a formação desse novo sistema frontal intensifica os ventos de norte na região Sul, padrão conhecido como pré frontal, por isso a temperatura vai subir bastante durante a tarde. O calor é mais intenso no oeste dos três estados da região Sul.

SUDESTE

Sexta-feira de tempo firme e baixa umidade do ar no Sudeste. Os níveis mais críticos de umidade ocorrem no oeste paulista, triângulo e noroeste mineiro, onde a temperatura durante a tarde é mais elevada. Durante as primeiras horas do dia a temperatura mais baixa é observada em pontos altos da Serra da Mantiqueira.

CENTRO-OESTE

Na quinta-feira o ar seco ainda predomina pelo Centro-Oeste e garante mais um dia de temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar, com valores que podem ser críticos nas horas mais quentes do dia.

NORDESTE

Os ventos úmidos e a presença do cavado (ventos no sentido horário que não completam um giro em 360 graus) continuam causando áreas de instabilidade em
praticamente toda a costa nordestina. A exceção fica na região entre os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, onde a previsão é de tempo firme. Quanto as temperaturas, durante o período da tarde as máximas seguem um pouco abaixo dos 30°C na região litorânea, enquanto no interior os valores podem ser ainda maiores devido a condição de céu claro. A umidade relativa segue com baixos valores na região.

NORTE

Na quinta-feira as condições de instabilidade persistem nas áreas entre o norte do Acre ao Amapá, com volumes não muito significativos ao longo do dia. O tempo continua seco do sul do Acre ao Tocantins, com a sensação de calorão e baixa umidade relativa do ar. Quanto as temperaturas, os maiores registros devem ficar nas regiões com condições de tempo firme, com valores acima dos 30°C, enquanto nas regiões com possibilidade de chuva, a sensação é de abafamento e as temperaturas ficam próximas dos 30°C.

Sexta-feira

SUL

A frente fria avança pela região Sul na sexta-feira (20) e provoca chuva entre o Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Os maiores volumes de água se concentram nas áreas de fronteira com o Uruguai, onde a chuva ocorre desde a madrugada. Conforme o sistema avança, provoca queda na temperatura entre áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na maior parte do Paraná o tempo firme predomina e ainda faz calor, especialmente no norte do estado.

SUDESTE

No sábado, mesmo com o avanço da frente fria pela Região Sudeste do Brasil, não há condições para chuva forte em nenhum ponto de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Apenas o nordeste do Espírito Santo é que esta com condições de chuva fraca/moderada influenciadas por ventos úmidos que sopram do oceano. Além disso, os ventos permanecem moderados na costa de São Paulo, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.

CENTRO-OESTE

Uma frente fria avança pelo Centro Sul e provoca chuva no sul do Mato Grosso do Sul na sexta-feira, mas não há previsão de volumes expressivos. Nas demais áreas do Centro Oeste o tempo continua seco e a umidade relativa do ar cai novamente atingindo níveis críticos durante a tarde.

NORDESTE

Na sexta-feira, o tempo segue firme na região litorânea entre os estados do Maranhão e Rio Grande do Norte, enquanto os ventos úmidos vindo do oceano ainda provocam chuva de forma isolada nas demais áreas da costa nordestina. Uma massa de ar seco segue impedindo a formação de nuvens carregadas no interior da região e, com isso, as temperaturas seguem elevadas e com baixo valor de umidade relativa do ar.

NORTE

Na sexta-feira não há mudanças significativas nas condições de tempo para a região norte, e segue a previsão de tempo seco entre o sul do Acre ao Tocantins, e condições de instabilidade entre o norte do Acre ao Amapá. As temperaturas seguem elevadas, passando dos 30°C em praticamente toda a região, com temperaturas menores onde a chuva é mais volumosa.

Sábado

SUL

No sábado, uma região de baixa pressão em alto mar, deixa condições para chuva no nordeste do Rio Grande do Sul e em quase todo o Estado de Santa Catarina. Essa chuva não será volumosa e ocorre no começo do dia, ou seja, ao longo do sábado, o céu vai abrindo a sensação de calor vai aumentando um pouco. Além disso, há condições para ventos fortes na costa leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O destaque para o sábado é a chance para chuva congelada em regiões de serra gaúcha e santa catarina, além de condição para geada no extremo sudoeste gaúcho.

SUDESTE

No domingo, a frente fria já estará afastada, diminuindo a temperatura em áreas do sul e leste de São Paulo. Como já estará afastado, o sistema não há potencial para organizar chuvas expressivas em nenhuma das áreas monitoradas, mas já colabora para um aumento da umidade do ar na capital paulista e região metropolitana. Apenas no início da próxima semana, uma nova frente fria chega ao Sudeste e favorece chuva entre São Paulo, sul e leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

CENTRO-OESTE

No sábado a frente fria se afasta e não há mais previsão de chuva, porém a sensação de calor diminui no Mato Grosso do Sul e porção sudoeste do Mato Grosso devido a uma mudança na direção dos ventos provocada pelo sistema frontal que avança pelo Brasil. Nas demais áreas do Centro-Oeste, o calor continua junto com a baixa umidade do ar durante o período da tarde.

NORDESTE

No sábado, ventos de sul continuam deixando a sensação térmica um pouco mais amena no Mato Grosso do Sul e extremo sul de Goiás. Nas demais regiões, o tempo seco predomina e não há condição para chuva em nenhum dos três estado. Como o tempo permanece seco, a umidade relativa do ar continua baixa principalmente no norte de Goiás e Mato Grosso, onde o risco para queimadas aumenta significativamente.

NORTE

No sábado, a chuva continua se concentrando na faixa norte da região, sendo mais intensa no extremo norte. Essas chuvas vêm acompanhadas por rajadas de vento e descargas elétricas. Além disso, a sensação de abafado continua em toda a região.

Veja mais notícias sobre soja