Final de semana terá tempo firme. Confira a previsão completa!

Segundo a meteorologia o inverno já começa com tempo firme em praticamente todo o país. As temperaturas caem um pouco, mas o tempo ainda será agradável

Durante o inverno a chuva será para poucos, as instabilidades ficarão concentradas no extremo Sul e Norte do país. E, mesmo assim, os volumes não serão elevados. O restante do país terá tempo seco, algo normal para esta época do ano.

A sexta-feira (22), dia do jogo do Brasil, começou com chuva no norte do Rio Grande do Sul e centro leste de Santa Catarina, devido à passagem de uma frente fria. Os acumulados nas últimas horas não foram elevados, mas mesmo assim, os maiores volumes de água desta madrugada em todo o país se concentrou em Vacaria, na região da serra gaúcha. Já na região Norte, há pancadas isoladas de chuva, acompanhadas por alguns raios, por influência de instabilidades tropicais. No restante do Brasil o que predomina é o tempo seco.

SUL

A frente fria avança bem rapidamente pelo Sul do Brasil e chega até o Sudeste. No entanto, o sistema é costeiro e a chuva perde intensidade na região. As pancadas são isoladas e com baixos acumulados entre o norte do Rio Grande do Sul e o leste do Paraná. Nas demais áreas paranaenses, no sul de Santa Catarina e em grande parte do estado gaúcho, o tempo fica firme e até com variação da nebulosidade, mas pouca chance para chuva. Na fronteira com o Uruguai, a formação de uma nova frente fria traz condições para chuva durante a noite e a madrugada, mas ainda são pancadas isoladas.

SUDESTE

Uma frente fria avança rapidamente e chega no estado de São Paulo. Este sistema está bem afastado no oceano e já está bem enfraquecido, por isso mal deve provocar chuva no Sudeste. Apenas no litoral paulista é que a nebulosidade aumenta a condição para chuva fraca ao longo do dia. Na Região Metropolitana de São Paulo as nuvens aumentam, mas não chove. Todas as demais áreas da Região seguem com tempo firme e no interior de Minas Gerais a umidade do ar fica baixa novamente.

CENTRO-OESTE

Sexta-feira de muito sol e calor em todo o Centro-Oeste. Com a permanência da massa de ar seco na região, a umidade relativa do ar cai nas horas mais quentes do dia, para valores próximos de 30%.

NORDESTE

Sexta-feira a chuva ganha força no litoral do Maranhão. A chuva perde força no litoral baiano, com risco para chuva entre Ilhéus e o litoral norte da Região. O tempo firme predomina no interior da Região e em municípios do sul da Bahia.

NORTE

Sexta-feira de tempo aberto em toda a metade sul da região, com predomínio de sol e sensação de abafamento. No extremo norte do país, a chuva persiste e há potencial para chuva forte entre o norte do Amazonas e Roraima.

Sábado

SUL

A frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e favorece a chuva em quase todo estado. As pancadas mais volumosas ocorrem na metade sul, principalmente na fronteira com o Uruguai. Há risco para rajadas de vento que podem ser de até 60km/h. Com o aumento das instabilidades e o tempo fechado, as temperaturas devem ficar menores que nos dias anteriores. Já no norte gaúcho, Santa Catarina e no Paraná, o tempo fica firme e os ventos de norte trazem um ar mais quente, o que aumenta a sensação de calor, especialmente na parte da tarde.

SUDESTE

A frente fria se afasta e o ar seco atua em todo Sudeste. O sol aparece entre poucas nuvens ao longo do dia e os ventos que sopram do quadrante norte aumentam a sensação de calor. Mais uma vez os índices de umidade relativa do ar podem ficar abaixo do ideal nas horas mais quentes do dia, especialmente no interior paulista e mineiro. No nordeste de Minas Gerais ainda há condições para rápidas pancadas de chuva ao longo do dia, mas sem grandes volumes acumulados

CENTRO-OESTE

A massa de ar seco ainda predomina em todo o Centro-Oeste e mais uma vez o dia será marcado pelo tempo firme, com sol e poucas nuvens. Em algumas áreas mais elevadas amanhece com sensação de frio, mas à tarde faz calor em todas as áreas. A grande amplitude térmica favorece a diminuição da umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia e valores podem ficar abaixo do ideal.

NORDESTE

No sábado, o tempo segue firme na maior parte do Nordeste por causa da atuação de uma massa de ar seco, que ganha abrangência. Chove fraco apenas nas áreas do litoral entre o sul da Bahia e o Rio Grande do Norte e também nas praias do Maranhão. Em todas as áreas nordestinas a sensação é de calor e no interior da Região a umidade do ar cai abaixo do ideal.

NORTE

No sábado o tempo fica firme em Tocantins, no sul do Pará e em Rondônia. Nas demais áreas, as pancadas ocorrem alternadas por períodos de tempo firme com volumes mais elevados no Amapá e norte do Pará. À tarde faz calor em todos os estados.

Domingo

SUL

O domingo será de avanço da frente fria pelo sul do país, porém dessa vez a chuva perde força e fica localizada desde o centro gaúcho até o leste do Paraná. O dia será de tempo aberto e sol em áreas do interior do Paraná, porém a sensação térmica é bem diferente, enquanto no Paraná o calor ganha força a tarde o frio é intenso na Região da campanha Gaúcha. A tarde a temperatura pouco sobe no Rio Grande do Sul, e a sensação é de frio a tarde.

SUDESTE

No domingo o tempo segue firme no Sudeste, por influência de uma massa de ar seco, que garante o sol aparecendo entre poucas nuvens e com as temperaturas ainda mais elevadas. Apenas no litoral de São Paulo, há risco para chuva fraca e com baixos acumulados, devido a circulação dos ventos na costa paulista.

CENTRO-OESTE

Domingo de tempo aberto e céu claro nos três estados do Centro-Oeste. A permanência da massa de ar seco, inibe a formação de novas áreas de instabilidades, e com isso o sol predomina ao longo do dia. A umidade do ar diminui durante a tarde.

NORDESTE

Domingo de chuva apenas na faixa leste nordestina, onde os ventos ganham força entre a costa de Pernambuco e Alagoas. As pancadas de estendem desde o Ceará até o Recôncavo Baiano. Na áreas do interior nordestino o sol predomina mais uma vez e a persistência é de tempo aberto e seco.

NORTE

Domingo de persistência de tempo firme nas áreas mais ao sul da Região Norte, enquanto nos demais estados o tempo instável mantém o risco para pancadas de chuva a qualquer hora do dia. A chuva é mais forte entre o Amapá e norte do Pará.

Veja mais notícias sobre soja