2º Fórum Soja Brasil destaca os problemas no manejo do solo

Com o tema “Desafios para a alta produtividade”, evento que acontece em Esteio (RS), no dia 1 de setembro, ainda tem vagas para quem quiser participar

Já parou para pensar que diferente do que diz a maioria dos produtores rurais, entidades e empresas, a produtividade média das lavouras de soja do Brasil não é de 50 sacas por hectare? O pior é que o valor dos últimos 15 anos não chega nem perto disso, constatou o pesquisador e especialista em solo da Embrapa, José Dernadin, que abordará esse assunto durante a sua palestra “Manejo de solo para a alta produtividade”, no 2º Fórum Soja Brasil, que acontecerá em Esteio, no Rio Grande do Sul.

Durante o evento marcado para o dia 1 de setembro, na Casa RBS, no Parque de Exposições Assis Brasil, a partir das 19h50, Denardin pretende debater sobre a principal razão pelo qual a produtividade do país não avança, o manejo de solo. Para ele, toda a cadeia tem responsabilidade, tanto as empresas detentoras de tecnologias, quando assistência técnica e por fim o produtor. “No passado, quando as tecnologias eram repassadas diretamente ao produtor, havia preocupações com o manejo da propriedade como um todo, e hoje não existe mais isso”, garante Denardin.

Além do pesquisador, responsável por abordar as questão de solo, o evento que terá como tema geral “Os Desafios para Alta Produtividade”, ainda contará com palestrantes renomados como Adriana Brondani, diretora-executiva Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Rodrigo Yoiti, coordenador de pesquisa em agrometeorologia da Fundação ABC, Dirceu Gassen pesquisador e consultor agropecuário, Éder Martins geólogo e pesquisador da Embrapa e Nery Ribas, diretor técnico da AprosojaMT, entre outros.

O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de BASF e Mitsubishi Motors. O apoio nos eventos é de Yara Brasil Fertilizantes.

As vagas para participar do Fórum são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser realizadas através do link

Confira abaixo a programação completa do evento que acontecerá no parque de exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

2016-08-12