Soja Brasil: enquete confirma alto índice de endividamento

Mais de 82% dos produtores que responderam a pesquisa do Canal Rural passam por dificuldades para quitar dívidas e financiar próxima safra

Durante o 1º Fórum do Projeto Soja Brasil 2016/2017, que aconteceu em Cascavel, no Paraná, foi apresentado o resultado da enquete realizada pelo Canal Rural, junto aos produtores, para saber o nível de endividamento no campo. Segundo o questionário, 82,8%, dos mais de mil agricultores que participaram, acenaram estar endividados e com dificuldades para buscar financiamento para a próxima safra.

Untitled-1

Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Marcos da Rosa, é difícil mencionar qual a quantidade correta de produtores de soja endividados no país, entretanto ressalta que a situação é a mais preocupante desde 2007. “O momento é difícil e a solução é complicada. Isso, com certeza, deve levar a uma queda na produção para a próxima safra”, garante Da Rosa.

Ele lembrou que a entidade está tentando prorrogação de operações de crédito rural de custeio contratadas anteriormente  em algumas localidades, a exemplo do que já aconteceu em municípios onde a situação é mais crítica, como no Rio grande do Sul, no qual o Conselho Monetário Nacional, em função das adversidades climáticas ocorridas em vários municípios do estado, que provocaram consideráveis danos em muitas lavouras de soja, autorizou, em reunião ordinária nesta quinta-feira (28/7) a prorrogação de operações de crédito rural de custeio contratadas na safra 2015/2016.

Da Rosa reitera, no entanto, que o momento do plantio está chegando e muitos produtores não demonstram capacidade de pagar os atrasados para custear a nova safra. “Se o agricultor endividado conseguir plantar, certamente aplicará menos tecnologia, o que levará a uma queda na produtividade”, finaliza o presidente da Aprosoja Brasil.