Futuro da biotecnologia trará diversificação de tolerâncias a herbicidas

Na Abertura Nacional do Plantio da Soja, a diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia afirmou que novas variedades transgênicas trarão mais opções ao manejo e permitirão proteção de culturas e ganhos de produtividade

Daniel Popov, de São Paulo
Os caminhos da biotecnologia também foram tema da Abertura Nacional do Plantio da Soja 2018/2019, realizada nesta segunda-feira, dia 17, em Terenos, Mato Grosso do Sul. Os debatedores do evento lembraram que a adoção da biotecnologia agrícola foi um dos fatores que mais contribuíram para que o Brasil ganhasse relevância não só na exportação de soja, como também na produção da oleaginosa. À época do lançamento da primeira variedade transgênica no Brasil – uma soja tolerante ao herbicida glifosato –, algumas regiões do país, especialmente o Sul e parte do Cerrado, tinham graves problemas com essas invasoras.

“As opções ao uso desses herbicidas não eram muitas, de modo que o controle estava ficando cada vez mais difícil e caro. Com a entrada da soja geneticamente modificada (GM), passou a ser possível usar o glifosato na cultura da soja. Essa tecnologia foi muito interessante para resolver ou minimizar os problemas agronômicos relacionados à resistência”, conta a diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Adriana Brondani.

Para o futuro próximo, uma das tendências apontadas pela entidade é a diversificação das tolerâncias a herbicidas em variedades transgênicas de soja, assim como no milho e no algodão. “Isso fará com que os produtores tenham ainda mais opções no manejo e permitirá a proteção das culturas e ganhos de produtividade”, conta.

Outro aspecto importante é a introdução de características de tolerância à seca na soja e no milho. “Cana-de-açúcar com aumento de biomassa, tolerância a herbicidas e resistência a insetos. Sem falar do enorme potencial que pode vir das novas técnicas de edição genética, resultando em plantas melhoradas que poderão elevar ainda mais o nosso potencial agrícola”, finaliza Adriana Brondani.

Assista a Abertura Nacional do Plantio da Soja 2018/2019 na íntegra:

Veja mais notícias sobre soja