Guaíra (PR): Caravana Soja Brasil destaca o manejo de pragas

O assunto foi tema de importante palestra que aconteceu dentro da cooperativa Copagril, na última terça -feira, dia 12

André Anelli, de Guaíra (PR)
A Caravana Soja Brasil – Cooperativas pelo Paraná passou nesta terça, dia 12, pelo município de Guaíra. Na ocasião, entre os assuntos mais debatidos, o destaque foi a palestra sobre o manejo integrado de pragas e a importância da manutenção destas biotecnologias.

O primeiro palestrante do dia, José Magid Waquil, pós-doutor em entomologia pela universidade de Nebrasca (EUA),  já deu o tom do que seria uma das principais preocupações dos sojicultores da região nesta temporada 2017/2018: a preservação das biotecnologias no campo.

Para ele, a tecnologia BT traz benefícios muito grandes para o manejo de pragas e esta característica das plantas de serem resistentes as lagartas, reduz muito a intervenção dos produtores durante o desenvolvimento do ciclo da cultura. “Isso é importante para o manejo, pois preserva os inimigos naturais, que fazem o controle biológico das pragas. Inclusive do percevejo. Essa resistência das plantas é o método ideal para o controle de pragas e se integra perfeitamente com outros métodos de controle”, ressalta Waquil.

Ao que parece, o assunto caiu como uma luva para os produtores da região, pois segundo o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla, as pragas são exatamente a grande preocupação nesta safra. “A nossa preocupação maior neste momento é o cuidado com as pragas e doenças. Como a grande maioria dos plantios usam a soja resistente a lagartas, isso não preocupa. O caso principal por aqui é o percevejo. Com isso nossos agrônomos estão em campo orientando os produtores sobre a importância de monitorar as áreas constantemente para não ter nenhum susto”, diz Chapla.

Próxima etapa – Campo Mourão

Veja a programação completa para as palestras que acontecerão na cooperativa Coamo, em Campo Mourão (PR)

Veja as fotos do evento

 

Veja mais notícias sobre soja