Imea prevê área de soja maior, mas produção menor em Mato Grosso

O instituto que faz os levantamentos oficiais do estado aponta que a região oeste é a que mais irá ampliar a área nesta temporada

Estadão Conteúdo
O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) elevou a sua previsão de área plantada de 9,58 milhões de hectares para 9,62 milhões de hectares na temporada 2018/2019. O novo número representa aumento de 1,64%, o que equivalente a 155,35 mil hectares, em comparação à última safra.

Dentre as regiões que apresentam uma expectativa de maior de incremento de área, estão as regiões norte (+8,54%), noroeste (+4,39%) e nordeste (+2,01%) de Mato Grosso. “Essa retomada no crescimento da área semeada é, principalmente, reflexo da valorização da oleaginosa brasileira, pautada no aumento da demanda internacional”, disse o Imea.

Ainda de acordo com o instituto, a previsão de rendimento foi mantida em 56,23 sacas por hectare, o que representa recuo de 1,83% ante a produtividade recorde obtida no ciclo anterior. O Imea citou a expectativa de manutenção do investimento em tecnologia no campo, o processo de semeadura ainda em fase inicial e as previsões, de um modo geral, apontando para um clima dentro da normalidade durante o cultivo da oleaginosa no estado.

O Imea também ajustou para cima a previsão de produção para 32,45 milhões de toneladas, ante 32,32 milhões de toneladas projetadas em maio. O novo número representa recuo de 0,22%, ou 70,83 mil toneladas, em relação à safra 2017/2018.

Veja mais notícias sobre soja