Inscreva-se já para a Abertura do Plantio de Soja 2016/2017

Maior evento da sojicultura brasileira acontece nos dias 21 e 22 de setembro, no município de Sinop, em Mato Grosso e tem vagas limitadas

Daniel Popov, de São Paulo
Já estão abertas as inscrições para o maior evento da sojicultura brasileira, a Abertura Nacional do Plantio de Soja da Safra 2016/2017, que acontece nos dias 21 e 22 de setembro no município de Sinop, em Mato Grosso, na sede da Embrapa Agrossilvipastoril. Esta importante etapa do Projeto Soja Brasil tem como tema central “Os custos de produção” e contará com importantes nomes do agronegócio para debater assuntos relevantes para o bom andamento da safra.

A escolha de Sinop não foi por acaso, já que a região se tornou recentemente o polo da nova fronteira agrícola do estado, com rotas de exportação saindo pelo Norte do país, segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Endrigo Dalcin. “A região sofreu muito com a logística no passado e hoje reverteu isso, valorizando-se sensivelmente”, afirma o executivo. “Por isso, achamos muito importante a escolha de Sinop para a abertura do plantio brasileiro.”

No dia 21 de setembro, acontece o Dia Técnico, em que os participantes acompanharão palestras e conhecerão produtos inovadores do mercado, assim como técnicas de melhoramento da produção de soja. No dia seguinte  a tão esperada Abertura de Plantio com os maquinários mais modernos do mercado será feito no sítio tecnológico da Embrapa Agrossilvipastoril, em uma área demonstrativa de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), que é um método de produção em que se associam em uma mesma área produções agrícola, animal e de espécies florestais, de maneira sucessiva, consorciada ou rotacionada.

Inscrição para a Abertura de Plantio

Para o chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, Austeclínio Farias, este é um sistema de produção sustentável que serve perfeitamente para ilustrar o tema escolhido para o evento. “Como você tem diferentes fontes de renda, você tem menor vulnerabilidade, proporcionando maior segurança em relação às flutuações de preços”, conta ele.

Segundo Marcos da Rosa, presidente da Aprosoja Brasil, a Abertura Nacional do Plantio de Soja da Safra 2016/2017 é um importante instrumento de disseminação de informações relevantes da cultura para os produtores. “As palestras sempre trazem discussões interessantes para o setor. Com novas técnicas, produtos revolucionários e métodos de semeadura desconhecidos por muitos agricultores. Isso não tem preço”, garante o executivo.

O Projeto Soja Brasil tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de BASF e Mitsubishi Motors. O apoio nos eventos é de Yara Brasil Fertilizantes.